Projeto Desbravar divulga pontos de turismo da região

-

Já pensou em conhecer os pontos turísticos da região por meio de vídeos e entrevistas disponíveis na internet? Isso é o que proporciona o Projeto Desbravar. Através da Fundação Marcopolo e da captação de recursos, a empresa Décima Primeira Arte, de Venâncio Aires, realiza o projeto de divulgação de roteiros de turismo do município e de outras cidades da região. O objetivo é atrair visitantes para os locais do Vale do Rio Pardo e produzir pequenos documentários sobre turismo histórico-cultural regional, com fotos e vídeos.

O projeto surgiu de um antigo planejamento, chamado Projeto Explorar, que era voltado somente ao município de Venâncio. “Com o recurso da fundação, pudemos atingir mais municípios além de Venâncio”, explica o coordenador do projeto, Willian de Oliveira.
O foco principal do grupo é levar o turismo regional aos que não conhecem e incentivar a prática da visita entre municípios vizinhos. A iniciativa contempla pontos turísticos de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Candelária, Sinimbu e Vale Verde.

Além de Oliveira, que também faz a captação de imagens, participam do Desbravar, Eduardo Wachholtz, que realiza as entrevistas; o fotógrafo Gabriel Canto e Lucas Elsenbach, que atua como segundo câmera e editor final dos materiais.

Desde o mês de abril, a equipe visita os locais para produção dos materiais de divulgação, que são publicados nas redes sociais do projeto. O intuito é, ao final, presentear os proprietários dos pontos turísticos com as fotos e os vídeos que poderão ser usados nas redes sociais dos empreendimentos. “Há muitos visitantes nos lugares, porém não tem material de foto e vídeo de qualidade, o que nós conseguimos produzir agora”, destaca Oliveira.

Figueira Centenária, que faz parte da Rota do Chimarrão, também terá divulgação pelo projeto. (Foto: Gabriel Canto/Divulgação)
Figueira Centenária, que faz parte da Rota do Chimarrão, também terá divulgação pelo projeto. (Foto: Gabriel Canto/Divulgação)

Histórias para contar

O coordenador do projeto comenta que, a cada local visitado, a equipe era recebida com muito carinho pelos proprietários dos pontos turísticos. “Muitos eram pessoas humildes, sem conhecimento avançado em redes sociais e não entendiam o alcance que pretendemos dar a eles”, completa.

“Vamos ter muitas histórias para contar. Além dos materiais que estamos apresentando para a comunidade, ganhamos muito em experiência”, considera Oliveira, ao relatar experiências como subir o morro Botucaraí, em Candelária, cavalgar e interagir com búfalos. Foram cinco roteiros visitados, retirados do site da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp): Rota do Chimarrão (Centro, Ervais e Serra), roteiro Caminhos da Imigração, Rota Germânica do Rio Pardinho, roteiro Verde Vale de Turismo Rural e Rota Caminho dos Tropeiros. Todos estão sendo divulgados nesta sequência nas redes sociais do projeto.

“Em cada fim de semana, conhecíamos um roteiro. Foram muito quilômetros rodados e agora ter este retorno e essa participação nas rede sociais é muito legal.”
WILLIAN DE OLIVEIRA
Coordenador do Projeto Desbravar

  • 54 é o número de pontos turísticos visitados pelo projeto, em cinco cidades: Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Candelária, Sinimbu e Vale Verde.
  • O Projeto Desbravar é executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.

Divulgação

Confira as redes sociais do Projeto Desbravar que seguirão com publicações até o mês de setembro.
Página no Facebook: Projeto Desbravar
Instagram: @projetodesbravar

LEIA MAIS:

notícias variedades Folha do Mate
 


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido