Uma demanda antiga da Secretaria Municipal de Saúde está prestes a ser alcançada. Isso porque está em fase de finalização a obra de ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, que prevê a construção de uma sala de almoxarifado e outra para os atendimentos de fisioterapia. A nova estrutura, que terá 118,59 metros quadrados, está sendo erguida ao lado do auditório da unidade de saúde – local que desde agosto do ano passado está sendo utilizado como ambulatório da Covid-19.
A obra, que iniciou no ano passado, está 70% concluída. Segundo a arquiteta Natália Reckziegel, que trabalha na Prefeitura, na semana passada, a equipe da empresa Mathias Construções, de Venâncio Aires, vencedora da licitação pública para executar a ampliação, iniciou a estruturação do telhado no local.
Além disso, falta ser feito o revestimento interno, que contempla pintura e colocação do piso nas duas salas, a parte de aberturas e de instalações elétricas. Para ligar o prédio do auditório com esse novo será estruturada uma rampa com telhado. A previsão é que essa obra seja concluída até o fim deste mês.
Relevância
O secretário municipal de Saúde, Arcênio Maldaner, destaca que essa obra na UBS Central tem grande importância, principalmente para o serviço de fisioterapia. De acordo com ele, se aguarda a conclusão dessa ampliação para instalar novos aparelhos que já foram adquiridos pela Prefeitura para qualificar e ampliar o número de atendimentos. “Hoje o espaço é muito pequeno para a demanda”, acrescenta, ao observar que o fisioterapeuta também atende pacientes a domicílio.
Maldaner explica que, na nova sala, o profissional poderá atender de uma a três pessoas ao mesmo tempo neste momento de pandemia. Depois, também será possível realizar ações em grupo. O secretário ainda salienta que hoje se tem fila de espera para o serviço de fisioterapia disponibilizado pela Secretaria de Saúde. “Temos muita demanda por causa de sequelas causadas pela Covid”, menciona.
Outro ponto importante dessa obra é a construção de uma sala de almoxarifado, levando em consideração que o espaço disponível na UBS Central para essa finalidade hoje já não é mais suficiente para armazenar todos os materiais, em especial as fraldas.
O investimento aplicado na ampliação da unidade de saúde localizada no Centro, onde também funciona a parte administrativa da Secretaria de Saúde, supera R$ 122 mil. Parte do recurso foi viabilizada por uma emenda parlamentar do deputado Alceu Moreira (MDB), através do Ministério da Saúde, e o restante pago pela Prefeitura como contrapartida.
Novo investimento
O secretário de Saúde, Arcênio Maldaner, adianta que está trabalhando na busca de recursos para realizar mais uma obra de ampliação na UBS Central. Ele explica que esse já é um projeto da gestão passada, quando ele ocupou o cargo durante três anos e três meses, e que só não foi viabilizado porque o recurso conseguido não foi suficiente e se priorizou a obra que está em andamento.
Segundo Maldaner, essa obra deve contemplar a construção de uma área para guardar, principalmente, os veículos de maior porte da secretaria, como a van e as ambulâncias, e os menores, que hoje também ficam no pátio da unidade por falta de vagas cobertas.
Já na parte de cima, devem ser estruturadas salas, que possibilitarão a transferência de alguns serviços, como a parte administrativa da Secretaria de Saúde que, atualmente, funciona dentro da UBS Central.