Quem precisa de documentos, certidões ou algo relacionado ao Departamento de Trânsito (DT), não precisa mais se dirigir ao Parque do Chimarrão. Inaugurado oficialmente na tarde da sexta-feira, 9, o prédio da Secretaria Municipal de Segurança Pública abriga o DT e a Defesa Civil e se localiza na rua Voluntários da Pátria, 705, no centro da cidade. O horário de atendimento é o mesmo da Prefeitura: das 7h às 11h30min e das 13h às 17h.
Outra novidade é que o órgão tem acesso a todas as câmeras de segurança que fazem parte do cercamento eletrônico do município. “O espelhamento das câmeras nos permite, além de uma fiscalização em todos os sentidos, maior agilidade no nosso trabalho”, explica o sargento Jair Garcia.
O assessor da Secretaria de Segurança Pública Municipal ressalta que o novo prédio tem total acessibilidade e está desburocratizado. “As pessoas que precisam algum documento, uma certidão ou realizar uma vistoria, por exemplo, sairão daqui com tudo pronto”, garante o sargento Garcia, que também é o coordenador do Departamento de Trânsito e da Defesa Civil, e o chefe do Setor de Fiscalização de Trânsito. Este órgão, por questões de logística, se localiza junto à Secretaria de Instraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) e conta com quatro funcionários.
Presente no ato de inauguração, o prefeito Jarbas da Rosa destacou a localização do prédio como grande diferencial. “Não que o outro local era insalubre, mas aqui é de fácil acesso às pessoas”, descreveu.
O chefe do Executivo falou da valorização dos servidores, com fardamento, atualizações e novas viaturas e frisou que uma das determinações foi de terminar com o excesso de burocracia. “Agora as pessoas que precisam de um documento relacionado ao Departamento de Trânsito não precisam mais protocolar o pedido na Prefeitura. É tudo feito aqui”. A vice-prefeita, Izaura Landim, também participou da inauguração.
Prestigiando a inauguração, o promotor Pedro Rui da Fontoura Porto elogiou a conquista do novo espaço e ressaltou que a administração está focada nas promessas feitas, de valorizar a saúde, a educação e a segurança. O ato teve a presença de diversas autoridades civis e militares.
Mais agilidade
Atualmente, o DT conta com nove agentes, um assessor técnico e o coordenador. O sargento Garcia ressalta que a partir de agora, todos os documentos solicitados são expedidos no ato. “Nossos assessores administrativos estão habilitados a fornecer todo o tipo de documento e certidões, assim como fazer vistorias. Não tem mais aquela burocracia de antes”, salienta.
Sobre o acesso às câmeras de monitoramento, ressalta que é importante para monitorar o trânsito, mas também para garantir uma maior segurança ao povo venâncio-airense. “A central é na Brigada Militar, mas o espelhamento nos permite acesso a todo o sistema”, diz.
Garcia revela que todas as câmeras instaladas estão em funcionamento, à exceção de uma, a de Vila Mariante. “Aquela nunca funcionou, pois a internet era muito fraca e não tinha licença para funcionamento. Agora está tudo encaminhado”.
Fiscalizações
Contando com quatro viaturas (duas caminhonetes, um veículo leve e uma moto), os agentes de trânsito intensificaram as fiscalizações. “Faremos fiscalizações educativas diariamente, inclusive para verificar a altura das cargas dos caminhões”, avisou.
E com o uso da tecnologia das câmeras, os agentes poderão estar em mais locais ao mesmo tempo. E quando flagrarem uma irregularidade ou um acidente, por exemplo, não precisarão aguardar uma ligação, pois irão direto ao local. “Nos dará mais mobilidade e podermos prestar um serviço mais ágil e eficaz”, sintetiza o sargento Garcia.
Os números do trânsito
Entre as atribuições do Departamento de Trânsito, está o atendimento aos acidentes de trânsito onde não há lesões corporais. Dados do órgão revelam que foram atendidos 31 acidentes no primeiro semestre, sendo a maioria abalroamentos e colisões, envolvendo automóveis, e cerca de 80% deles aconteceram no quadrante que compreende as ruas Armando Ruschel e 7 de Setembro; e as ruas Coronel Agra e Tiradentes. Sobre os horários, a maioria dos acidentes se registraram das 11h às 12h45min, e no final da tarde, entre as 17h30min e 19h30min. Entre as infrações mais cometidas estão a falta do licenciamento dos veículos, conduzir veículos sem habilitação e estacionar em local proibido.