A Administração Municipal de Mato Leitão confirmou, neste mês, que fará o capeamento asfáltico da estrada Poliédricas com recursos próprios. O anúncio foi feito quando a Prefeitura informou que cadastraria um projeto no programa Pavimenta RS, com o objetivo de buscar recursos para pavimentar o trecho de estrada de chão que inicia no fim das Poliédricas e se estende até o centro da localidade de Vila Santo Antônio.
A reivindicação da obra pela comunidade é muito antiga, em especial por causa dos problemas de trafegabilidade existentes no trecho, como buracos e desnível entre as pedras. De acordo com o prefeito Carlos Bohn, o projeto para realizar o capeamento no local foi elaborado em 2019. Agora, ele passa por atualização da planilha orçamentária.
Depois que essa etapa estiver concluída, será realizada uma reunião com os moradores que têm imóveis no trecho conhecido como Poliédricas para apresentação do projeto e projeção da participação de cada um por meio da contribuição de melhoria, comum nas obras de pavimentação de vias. A ideia é que esse encontro seja feito até o início de setembro.
Com a conclusão dessa fase, a Prefeitura pretende encaminhar a licitação para escolher a empresa que executará o capeamento asfáltico, entre os meses de setembro e outubro, para posterior execução da obra. Bohn esclarece que como base para a camada de asfalto serão usadas as próprias pedras. Apenas serão feitos alguns ajustes nelas pela própria equipe da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito, que já atuou na preparação da base em outras obras executadas no município.
A previsão do Executivo Municipal é investir cerca de R$ 1 milhão no capeamento asfáltico do trecho, que tem 1.624 metros de extensão e 9.748 metros quadrados (com seis metros de largura). O prefeito destaca que a disponibilidade de utilizar recursos próprios para a execução desse projeto de infraestrutura existe por causa do controle rigoroso dos gastos, priorizações de investimentos conforme a necessidade de cada um e o fato de diversos Cargos em Comissão (CC) e Funções Gratificadas (FG) não estarem preenchidos.
Importância
Carlos Bohn ressalta que a obra na estrada Poliédricas é importante por causa da expressiva movimentação de veículos diariamente da Prefeitura, como do transporte escolar, Saúde e Assistência Social, e da comunidade, que utiliza o trecho para deslocamentos até o trabalho, compras no comércio instalado no Centro ou escoamento da produção agrícola.
Ele também menciona que Vila Santo Antônio concentra praticamente um terço da população do município e abriga a maior escola da rede municipal, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e o Parque Municipal de Eventos. “É um movimento muito grande de pessoas que, diariamente, usam esse trecho”, reforça.
Moradora de Vila Santo Antônio, Marlene Picoli, 46 anos, utiliza a estrada Poliédricas de segunda a sexta-feira para ir até o trabalho, localizado na Linha Hillesheim. Além disso, praticamente todos os fins de semana ela se desloca até o Centro para fazer compras no mercado. Residente das proximidades do início das Poliédricas, a costureira ressalta que a obra de capeamento asfáltico é muito aguardada por ela e outros moradores da localidade.
“Não tem mais como desviar dos buracos. A Prefeitura arruma, mas aí passa um caminhão ou chove e eles voltam. Meu carro já estragou várias vezes, principalmente os amortecedores”, conta. Ela também comenta que a pavimentação da parte de estrada de chão, onde ela mora, é igualmente importante. “Na estrada de chão tem muito pó, principalmente no verão. Além disso, o asfalto valoriza mais o terreno e traz mais desenvolvimento para o município” observa.
Saiba mais
A colocação das pedras poliédricas nesse trecho que liga a sede de Mato Leitão ao distrito de Vila Santo Antônio foi feita no início da década de 1990, durante o mandato da primeira Administração Municipal. Em 2008, o local foi refeito na tentativa de melhorar a trafegabilidade.
LEIA MAIS:
Prefeito de Mato Leitão entrega projeto para asfaltamento em Vila Santo Antônio