O fato de se questionar a todo o momento sobre situações do dia a dia fez o escritor venâncio-airense Rafael Lovato investir em um novo projeto para complementar o seu portfólio. Depois de ter escrito dez livros de contos e romance, o autor decidiu produzir uma novela, intitulada ‘Deletação’. Diferentemente, do que costumava escrever, ele explica que a novela é mais objetiva e concisa, e conta com aproximadamente 30 mil palavras. Já o romance, possui em torno de 70 a 120 mil. “A novela gira em torno de um personagem principal, diferente do romance, que é dividido em sub-histórias para diluir o impacto do enredo principal”, compara.
A novela Deletação foi originada do conto ‘Nulla in mundo pax sincera’, adquirido pela Oxford Univesity Press e publicado em seu material didático como modelo de escrita de contos de ficção, em 2010. A ficção-científica transita em torno de conturbadas relações entre pai e filho. “A história reflete o convívio em família e a possibilidade de uma nova lei e que desse os pais o poder de ‘deletar’ (matar) os próprios filhos, em busca da felicidade”, explica o escritor sobre a distopia (realidade alternativa), abordada na obra.
Devido à seriedade do tema, que aborda a questão autobiográfica e relações familiares, o autor encarou vários desafios. “Levei cerca de 10 anos para gestar a história em forma de novela. Foi necessário digerir o assunto, escrever de forma adequada para tratar do tema com seriedade e importância”, afirma o escritor. Ele complementa que a novela ‘Deletação’ não é leviana e nem simples, pelo contrário, a obra tem o propósito de levar o leitor à autorreflexão.
Lançamento
O livro ‘Deletação: crianças inadequadas, indesejadas? O Estado tem uma situação rápida e indolor para o seu problema’ foi escrito em português e inglês e já está disponível para pré-venda, no site da editora Coralina, de Cachoeira do Sul. A expectativa é que a obra física seja lançada até o fim do mês. De acordo com o autor, há a possibilidade de lançar o livro a título mundial, em Londres, na Inglaterra. Para 2022, o escritor Rafael Lovato pretende lançar o livro de contos ‘Delirium’, em parceria com a mesma editora da novela Deletação.
Conheça o autor
- Natural de Venâncio Aires, Rafael Lovato é advogado e escritor. Foi aprovado em diversos concursos públicos.
- Em 2002, passou em 1º lugar para o concurso de Procurador Jurídico da Prefeitura de Venâncio.
- Desde 2006, é procurador do Banco Central (Bacen) em Porto Alegre, onde mora com a esposa, a psicóloga e advogada Melissa Deitos Kreling, procuradora da república da Advocacia Geral da União (AGU).
- Lovato é autor de dez livros, publicados nos Estados Unidos, em Portugal e no Brasil, e foi colunista da Folha do Mate por vários anos.
- Seu conto premiado ‘Nulla in mundo pax sincera’ foi adquirido pela Oxford Univesity Press e publicado em seu material didático como modelo de escrita de contos de ficção.
- Em 2018, conquistou o primeiro lugar do prêmio de contos ‘Asymmetry Flash fiction contest: grifts’, realizado nos Estados Unidos, com a obra intitulada Flukes of destiny (Acasos do destino)
- A novela Deletação, foi escrita em português e inglês e traduzida Demirse Ruffato. O livro conta com 168 páginas e já está disponível para pré-venda, no site da editora.
- Para 2022, o escritor Rafael Lovato pretende lançar o livro de contos ‘Delirium’, em parceria com a mesma editora da novela Deletação.
LEIA MAIS: