Com os protocolos sanitários observados e atualização do decreto estadual, o Centro de Operações de Emergência de Venâncio Aires (COE) recomenda o retorno 100% presencial na rede de ensino municipal.
Um cronograma de retorno está elaborado e as medidas começam a valer já a partir desta quarta-feira, 11. O retorno é permitido a partir da mudança especialmente da metragem de distanciamento entre os alunos, que diminui de 1,5 metro para um metro entre pessoas, conforme o decreto 56.025, emitido na noite de ontem pelo Governo do Estado.
EMEIS
Conforme o secretário municipal de Educação, Émerson Henrique, as 13 escolas infantis da rede municipal retornam já nesta quarta-feira, com as turmas dos Níveis II, III, Pré A e Pré B. Já para as turmas dos Níveis 1A e 1B, o retorno totalmente presencial aguarda a contratação de professores, cujo processo já está iniciado com a aprovação do projeto na noite de ontem, 9, pela Câmara de Vereadores. Até lá, essas turmas seguem no sistema híbrido de ensino. Já na Emei Vó Helma, todas as turmas retornam com aulas presenciais a partir de amanhã.
EMEFS
No Ensino Fundamental, conforme o secretário, as escolas localizadas na região urbana e as escolas do interior Dom Pedro II, de Linha Hansel, João Cândido, de Linha Marmeleiro, e Professor Adolfo, de Linha Sexto Regimento, retornam também nesta quarta-feira, com possibilidade de atendimento 100% presencial.
A medida vale também para as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para as turmas em salas de cessão de uso. As demais escolas da área rural retornam no dia 16 de agosto, com o roteiro de distribuição de alimentação escolar organizado. “A notícia era muito aguardada pelas comunidades escolares, especialmente pelos pais. Nós também trabalhamos para isso e com o novo decreto do Estado, estamos conseguindo fazer esse anúncio. Trata-se de uma recomendação aos educandários públicos, ao mesmo tempo que pedimos o controle dos protocolos sanitários necessários, como uso de máscara a partir dos 4 anos de idade, álcool gel e aferição da temperatura corporal, tanto na escola como no transporte escolar”, destacou o prefeito.
O secretário de Educação lembra que o Município já estava preparado há vários dias para este retorno, com a equipação das escolas com os itens necessários para este retorno mais seguro possível. Casos especiais, de acordo com o secretário, devem ser repassados pelas famílias à direção da escola.
Regras para o transporte estudantil também precisam ser observadas. Conforme o secretário, para transporte estudantil coletivo, pode ser utilizado até 90% da capacidade total do veículo e para transporte fretado está autorizado 100% da utilização do espaço. (Fonte: AI PMVA)