Na noite de terça-feira, 10, integrantes do Banco de Alimentos de Venâncio Aires participaram de assembleia para eleição e posse da nova diretoria. O presidente José Augusto de Menezes Spies passou o cargo para Adilor Adams, que ficará à frente da entidade por dois anos, na gestão 2021/2023.
A entidade reúne representantes de nove clubes de serviço do município que, juntos, realizam arrecadações de alimentos para repasse às entidades assistenciais. Adams enfatiza que os recolhimentos ocorrem uma vez ao mês em todos os supermercados da Capital Nacional do Chimarrão.
Os alimentos são recolhidos em um sábado, passam por conferência e classificação na segunda e, já na terça-feira, são encaminhados para as entidades beneficiadas. Cada recolhimento resulta em torno de 1,3 mil quilos de alimentos. O armazenamento dos produtos é feito em uma sala específica no prédio da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), no acesso Dona Leopoldina.
Adams reconhece o bom trabalho feito pela antiga gestão e pretende seguir com a atuação. “Quero que cada vez mais pessoas conheçam nosso trabalho, para assim também engajá-las. As doações são muito importantes para quem recebe, e os venâncio-airenses sempre foram um povo muito solidário”, afirma. Em agosto de 2021, o Banco de Alimentos completa 12 anos de fundação.
Doações
Uma das entidades que recebe doações do Banco de Alimentos é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A diretora da entidade, Grazieli Cristina Winkelmann, destaca que todas as doações são bem-vindas na Apae, assim como as do Banco de Alimentos. “As ações são de grande importância para complementar a merenda escolar das crianças e ajudar as famílias que mais precisam”, afirma. Grazieli relata que em março de 2020, no início da pandemia, todas as doações foram repassadas diretamente para as famílias mais necessitadas da Apae. “Faz toda a diferença!”, completa.
- Na gestão 2019/2021 foram arrecadados mais de 35 mil quilos de alimentos, mais de 1,2 mil unidades de cestas básicas e mais de 4 mil unidades de itens de higiene.
Entidades beneficiadas
• Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Casva, Centro Promocional João XXIII, Paresp, Comitê da Cidadania Contra a Fome e Miséria, Lar Novo Horizonte, Casa de Acolhimento, Apae, Liga Feminina de Combate ao Câncer e ONG Planeta Vivo.
Nova diretoria
• Presidente: Adilor Adams
• Vice-presidente: Volnei Alves Correa
• Diretora secretária: Aline Gauer Novacvzinski
• Diretor tesoureiro: Adriano Luiz Becker
• Diretor técnico: Katia Zini (Nutricionista indicada pela Prefeitura)
• Diretor de Marketing: Eduardo Belchior Heissler
• Diretor de Patrimônio: Rogério Azevedo da Costa
• Conselho Fiscal: José Augusto de Menezes Spies, Audrei Evelin Frólio, Julio da Veiga, Paulo Barden, Eleno Daniel Stertz e Cláudia Gralow
LEIA MAIS: