O Gente & Negócios, painel que a Folha do Mate e Terra FM criaram para debater assuntos de interesse da Capital do Chimarrão e apontar caminhos para o futuro da nossa matriz produtiva, terá sua segunda edição agora no dia 31 de agosto. O tema será ‘Polo de Proteína e Cooperativismo’, setor que cresce a passos largos aqui e que tem espaço para crescer muito mais. Até para se transformar na principal matriz produtiva do município, sem deixar de plantar nenhum pé de tabaco, como destacou o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), em seu pronunciamento no retorno de Venâncio à Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), na última sexta-feira em Santa Clara.
O painel vai ter a presença do ex-prefeito Airton Artus, que nos seus dois governos (2009-2016) criou o projeto do Polo de Proteína, para pavimentar estradas até os frigoríficos do interior, que distribuem carne para vários estados. Os caminhões saiam dos frigorífico Kroth, tinham que parar na cidade para lavar a poeira ou o barro, para depois seguir viagem. Para o frigorífico Kroth, em Santa Emília, o asfalto foi feito. Para o frigorífico Sapé, em Linha Sapé, está em construção. Para o Boi Gaúcho, em Vila Mariante, cujo diretor Neri Nascimento também vai estar no painel, o prefeito Jarbas da Rosa anuncia projeto de asfalto. Só estes três maiores frigoríficos abatem hoje mais de mil cabeças por dia, capacidade instalada com pesados investimentos que estas empresas fizeram em suas plantas industriais. Venâncio tem ao todo 16 empresas de produção de proteína animal, conforme dados da Prefeitura.
Os presidentes da Dália, Gilberto Piccinini; da Languiru, Dirceu Bayer; e do Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, são os outros painelistas da noite. Dália e Languiru tem presença cada vez mais forte em Venâncio, com a produção integrada de leite, suínos e frangos, projetando ampliar sua presença no Vale do Rio Pardo. E o Sicredi é parceiro de investimentos para desenvolver o setor produtivo regional.
Tenho grande expectativa de que coisas boas vão sair deste painel, que terá mediação dos jornalistas Letícia Wacholz, da Folha, e Daniel Heck, da Terra FM, com transmissão pela Terra FM, das 20h às 22h, e em vídeo pelas páginas digitais da Folha e Terra.
Serão cinco painéis no projeto, culminando com o lançamento da revista Perfil Socioeconômico no último painel, em novembro. Em julho foi Qualificação Profissional. Em agosto será Polo de Proteína e Cooperativismo. Em setembro Indústria 4.0. Em outubro Tabaco. Em novembro Infraestrutura e Parcerias Público-Privadas.
Notinhas
* Em Brasília a chapa está sempre quente. Bolsonaro quer pedir impeachment dos ministros do STF Luiz Barroso, presidente do TSE, por pressão sobre deputados para votar contra o voto impresso, e Alexandre de Moares, que acusa, julga, condena e manda prender, como o deputado Daniel Oliveira e o presidente do PTB Roberto Jefferson, por criticas duras ao Supremo, consideradas ameaças.
* O vice-presidente, general Hamilton Mourão, afasta a possibilidade do pedido.
* E 14 governadores, de oposição, assinaram manifesto em defesa do STF, de maioria de ministros indicados por Lula e Dilma. Infelizmente a Corte Suprema da Justiça virou uma corte política.
* Aqui no Rio Grande, os prefeitos querem mais tempo para debater a privatização da Corsan. E isso é compreensível. Mas o cumprimento do Marco Regulatório do Saneamento, com 90% das cidades atendidas pelo esgoto tratado, é para 2033. A a Corsan não tem recursos para fazer. Um dilema.
* Ex-prefeito Airton Artus, que vai concorrer a deputado estadual em 2022, distribui adesivos. Artus me diz que consultou a legislação vigente para colocar os adesivos na rua.
* E Venâncio começar vacinar quem tem 18 anos hoje, revelou ontem o prefeito jarbas da Rosa. Salve. Todos adultos vacinados.
* Autoridades anunciam que quem fez a vacina chinesa Coronavac terá que fazer uma terceira dose de reforço. A vacina custa o triplo da inglesa AstraZeneca e vai precisar de mais uma dose? Hum.
* Tenho visto em rede social gente se queixando que o Facebook está bloqueando contas de quem se manifesta em defesa de Bolsonaro ou faz criticas ao STF. Tá mais ou menos assim: se chamar Lula de ladrão e o STF de ‘petista’, é bloqueado. Se chamar Bolsonaro de genocida, não acontece nada.
* Leitor Valmor Konzen, da Vila Arlindo, esteve em Lajeado e manda foto de placa de posto com gasolina por R$ 5.869 e diesel por R$ 4,155.
* De hoje até quinta, 26, saio para uma semana de descanso. A coluna volta no sábado, 28.
Do Twitter
* Folha S. Paulo: PEC quer livrar governante que não gastou mínimo constitucional em educação na pandemia
* Estadão: Bolsonaro insiste em pedido de impeachment de Barroso e Moraes
* O Globo: Pacheco indica que não dará andamento a pedidos de impeachment de ministros do STF defendidos por Bolsonaro
* Carta Capital: XP/Ipespe: Lula cresce, amplia vantagem sobre Bolsonaro e venceria qualquer um no 2º turno
* Carla Zambelli: Quem ataca as instituições? Lula fala para os militares, servidores da justiça e Polícia federal: “Quando eu ganhar eu vou mostrar pra eles quem é o chefe deles, dizer pra eles qual o papel deles.”
* Lasier Martins: Sabemos que as medidas de isolamento adotadas para controle da Covid-19, como aulas suspensas, levaram à redução de algumas despesas. Desobrigar o investimento mínimo na educação nesse período permitirá um alívio necessário para recuperação das receitas municipais.