No início da tarde desta quarta-feira, 18, o prefeito Carlos Alberto Bohn e o vice-prefeito Arly Stöhr (Flecha) assinaram o contrato que oficializa a operação de crédito para construção do Centro Administrativo. A solenidade ocorreu na sede do Badesul, em Porto Alegre, com a presença da diretora-presidente da instituição, Jeanette Halmenschlager Lontra, do diretor de Operações e Inovação, Flávio Luiz Lammel, e do diretor financeiro, Kalil Sehbe.
Mato Leitão é um dos únicos municípios da região que ainda não dispõe de uma sede administrativa própria. O financiamento com o Badesul é de R$ 2,9 milhões, com amortização em 60 meses. O prédio terá 912,58 metros quadrados, será composto por três blocos, além de subsolo, incluindo projeto arquitetônico, estrutural e complementares – elétrico, hidrossanitário, tecnologia da informação, energia solar e Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI).
A estrutura contará com salas de atendimento ao público de diversos setores, acolhimento, arquivo, auditório, gabinetes, garagens e apoio administrativo. Com a assinatura do contrato, o próximo passo da Prefeitura é concluir a elaboração e publicação do edital de licitação para definir a empresa responsável pelo projeto e dar início à obra.
Novo endereço
O Centro Administrativo será construído na rua Cônego Pedro Henrique Vier, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Cidadania e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A área, de aproximadamente três hectares, foi adquirida pela Prefeitura em 2010, durante o segundo mandato do prefeito Carlos Alberto Bohn.
Com localização privilegiada, além de viabilizar a construção de prédios públicos, o espaço também possibilita a destinação para outros espaços de uso público, especialmente de lazer e entretenimento. Em 2019, foi contratada a empresa que elaborou um projeto que foi amplamente discutido entre os servidores que atuam nas secretarias envolvidas.