Com objetivo de impulsionar e destacar o setor da proteína animal, a Prefeitura de Venâncio Aires organiza um evento especial, programado para o último fim de semana de outubro. Trata-se do Festival Gastronômico. O lançamento dessa proposta ocorrerá na próxima semana, dia 24, em um evento para a imprensa e empresários.
O festival vai integrar uma ampla programação que está sendo preparada para ocorrer no Parque do Chimarrão, no mesmo fim de semana que acontecerá a Feira Municipal do Livro e a escolha das novas soberanas da Fenachim, agendada para o dia 30 de outubro. A informação foi confirmada pelo prefeito Jarbas da Rosa, ontem, durante o programa Terra em uma Hora, da Rádio Terra FM.
Venâncio Aires, conhecido Brasil afora como um dos maiores municípios produtores de tabaco, vem mostrando força na diversificação no campo e na indústria. A vocação do município para o setor da proteína animal é exemplo disso. A expansão dos frigoríficos e o crescente número de criadores de animais, especialmente no segmento de aves, bem como, a proposta de construir um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Proteína Animal – o primeiro do Rio Grande do Sul – vêm contribuindo com a consolidação de um polo, que só tende a crescer nos próximos anos.
Mais de 270 vagas de emprego no Sine
Semanalmente, a agência do FGTAS/ Sine divulga as vagas de emprego para atuar em empresas de Venâncio Aires e também indústrias da região que também buscam mão de obra da Capital do Chimarrão. Nesta semana, um número expressivo de vagas foi anunciado: 271 vagas.
Destas, 50 são contratações imediatas de uma empresa calçadista (Gold Calçados), que fará seleção – inclusive de jovens que buscam primeiro emprego – nesta sexta-feira, 20, a partir das 13h30min.
Recolocação no mercado após a safra de tabaco
Conforme o coordenador da agência Sine de Venâncio Aires, Cristiano Kaufmann, o número de vagas de emprego tem sido expressivo nas últimas semanas. Em função disso, a equipe vem somando esforços no contato de empresas, a fim de assegurar uma recolocação da mão de obra que está sendo desligada das indústrias de tabaco, que se encaminham para o fim da safra. “As vagas de produção são as mais procuradas”, observa Kaufmann.
A oferta de emprego também é um sinal da retomada econômica que vem sendo registrada por alguns setores, depois de um longo período afetado pela pandemia de Covid-19.
O número de vagas – que é muito maior se observarmos as vagas que são anunciadas diretamente pelas empresas – mostra que as oportunidades no mercado estão aí, mas também é preciso se qualificar para disputar determinados postos de trabalho.
Soberanas da 16ª Fenachim vão ganhar um curso de Inglês
A rainha e as princesas da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que serão eleitas no dia 30 de outubro, vão receber uma premiação especial. As novas soberanas serão contempladas com um curso de Inglês patrocinado pela Fisk, escola de idiomas e cursos profissionalizantes de Venâncio Aires, e também pelo Grupo Redação.
Conforme a diretora da Fisk, Marcia Streich, que foi princesa da 5ª Fenachim, será ofertada uma bolsa 100%, incluindo o material de estudo, para que a corte estude inglês gratuitamente pelo período de um semestre.
Por meio da parceria da Fisk e do Grupo Redação, gerenciado pela professora Luana Schonarth, as candidatas também terão uma atividade especial, no dia 2 de outubro. Segundo Marcia e Luana, as jovens participarão de uma programação, na sede da Fisk, com uma profissional da área de Psicologia. O objetivo é proporcionar para as jovens um momento para refletirem sobre a ansiedade, medo e expectativas. Além disso, como parte da preparação para as etapas de avaliação, as candidatas terão, na mesma data, uma aula sobre redação com a professora Luana, que foi rainha da 13ª Fenachim. A proposta é prepará-las para a prova de conhecimentos gerais, que será aplicada no mês de outubro.
Escola do Chimarrão com novo projeto cultural
Em entrevista à Terra FM, ontem, o diretor-executivo da Escola do Chimarrão, Pedro Schwengber, confirmou a realização de um novo projeto cultural. Trata-se de um evento itinerante que envolverá entidades tradicionalistas da 24ª Região Tradicionalista, inclusive de Venâncio Aires. As atividades terão transmissão ao vivo, direto dos galpões das entidades. O projeto, via Lei de Incentivo à Cultura (LIC), também apoiará financeiramente as entidades, que também tiveram suas atividades impactadas pela pandemia.
Mate curto…
Cultura gaúcha nas escolas – Em projeto de lei apresentado na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, o vereador Benildo Soares (Republicanos) propõe a inclusão do conteúdo sobre a cultura tradicionalista nas aulas das escolas públicas da rede municipal. O projeto deve ser votado na próxima sessão do Legislativo, na segunda-feira, 23.
Gente & Negócios – No dia 31 de agosto, às 20h, Folha do Mate e Terra FM promovem a segunda edição do Gente & Negócios. Neste mês o painel vai tratar sobre o polo de proteína e o cooperativismo. Cinco painelistas convidados irão abordar a importância das cooperativas para o desenvolvimento dos municípios da região e discutir demandas e projetos que envolvem a vocação do município para o setor da proteína animal.
Granizo no interior

Diversas localidades do interior de Venâncio Aires registraram chuva de granizo ontem pela manhã. A leitora Débora Santos, moradora de Vila Mariante, 2º distrito, registrou o granizo por volta das 9h20min e compartilhou com a Folha do Mate. Moradores de Linha Cerro dos Bois, Linha Taquari Mirim, Linha Mangueirão, Linha Rincão de Souza, bairro Bela Vista também relataram chuva de granizo à reportagem da Folha.
Conforme o coordenador do departamento técnico da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), André Fagundes, a equipe recebeu 14 notificações de estragos em lavouras de tabaco das localidades de Picada Mariante, Taquari Mirim e Linha Mangueirão. Segundo ele, as vistorias nas propriedades começam a ser feitas nesta quinta-feira.