O perfil empreendedor e próspero no ramo de negócios do município tem sido pauta com frequência na região. Seja pelo elevado número de indústrias ou pelo potencial no meio rural, Venâncio Aires é visto como um município de diferentes possibilidades de desenvolvimento econômico e social.
Essa é a visão do presidente da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, 60 anos. Produtor rural do setor de grãos, milho, soja, gado e tabaco, ele salienta a potencialidade minifundiária dominante no município, que cria uma condição importante não só na matriz econômica do tabaco, mas na diversificação, principalmente na produção de alimentos.
Ele destaca a agricultura familiar muito presente com ações de destaque, como a atuação da Cooperativa dos Produtores Rurais de Venâncio Aires (Cooprova). “É uma comunidade de um povo organizado, instituições fortes e atuantes com estruturas importantes”, reforça.
Petry cita que o município é uma espécie de portal para o ingresso de organizações cooperativas que integram também o Vale do Rio Pardo. Ele explica que, antigamente, se tinha uma segregação econômica entre os vales do Rio Pardo e Taquari, no qual Rio Pardo tinha predominância do tabaco e Taquari se consolidava com produção de leite, frango e suínos, principalmente. “Era muito distinto e hoje se percebe que Venâncio Aires passou a ser um portal de entrada dessas matrizes econômicas, sediando muitos investimentos, alguns inclusive financiados pela Sicredi”, acrescenta.
O presidente avalia que o cooperativismo deve ter cada vez mais presença no município, devido à expansão do perfil ligado ao agronegócio, com diversificação das culturas e expansão do polo de proteína animal. Ele também destaca a localização geográfica, logística favorável e infraestrutura, uma das melhores da região. “Acaba se tornando uma cidade atrativa para empreendimentos tanto ordem local, quanto de atração para fora. Reúne muitas características importantes para ser um berço do desenvolvimento e prosperidade da sua comunidade”, considera.
SICREDI VRP
Com a primeira agência da cooperativa inaugurada em 1996 e a segunda em 2008, a Sicredi conta com 12.063 associados em Venâncio Aires. A cooperativa abrange os municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Herveiras, Sinimbu, Rio Pardo, Passo do Sobrado, Vale Verde e General Câmara.
Entre as principais conquistas dos últimos anos, está o fortalecimento e crescimento da cooperativa, com a proposição de iniciativas inovadoras, como a linha de crédito para financiamento de energia fotovoltaica, que já possibilitou a instalação de 1,5 mil unidades dos municípios da região. “Foi uma evolução muito importante na linha da sustentabilidade que foi inspirada a outras unidades do país”, destaca.
PERFIL
- 1 Natural de Vera Cruz, Heitor Petry, 60 anos, é presidente da Cooperativa Sicredi VRP há 10 anos.
- 2 Formado em Licenciatura em Estudos Sociais, tem pós-graduação em Gestão Pública pela FAP-Unifesp, de São Paulo, e Cooperativismo e Desenvolvimento Regional, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
- 3 Atualmente, cursa Gestão do Agronegócio pela Esalq-USP, São Paulo.
- 4 Produtor rural, já foi também professor e trabalhou na Caixa Econômica Estadual. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Vera Cruz por quatro anos.
- 5 Cumpriu dois mandatos como vereador e dois como prefeito de Vera Cruz.
- 6 Foi presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e secretário de Planejamento e Finanças de Sinimbu.
- 7 Depois de declinar da vida pública na política, foi vice-presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e, há 10 anos, é presidente da Cooperativa Sicredi VRP.
Opinião – Qual a importância de participar de um projeto como Gente & Negócios, que busca pensar o futuro e contribuir com o desenvolvimento de Venâncio Aires?
Heitor Petry: Como representante da Cooperativa Sicredi e também como presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede), creio que é uma oportunidade muito rica em um processo que a gente pode contribuir com algumas ideias, reflexões e avaliações deste momento de Venâncio Aires pensando o futuro.
Tanto em termos urbanos quanto rurais, a gente poder participar desses debates e, daqui a pouco, resultar em algumas luzes para o desenvolvimento e prosperidade para a comunidade, é uma honra muito grande estar nesse círculo de representantes que vai culminar com materiais importantes que podem servir de referência, inspiração, motivação e reconhecimento para aqueles que hoje estão na linha do cooperativismo.
Série de entrevistas
Na edição de hoje, a Folha do Mate começa a divulgação de uma série de entrevistas com representantes das empresas apoiadoras do projeto Gente & Negócios. A iniciativa da Folha do Mate e da Terra FM promove debates sobre temas importantes para o desenvolvimento do município. Heitor Petry será um dos painelistas do próximo evento, que ocorre no dia 31 e tem como tema ‘Polo de proteína e cooperativismo’.
Leia mais:
Painel Gente & Negócios evidencia desafios e oportunidades da qualificação profissional