Morar na casa própria é o desejo de muitas pessoas que pretendem viver com mais tranquilidade. Contudo, este sonho está bem mais próximo de se tornar realidade. As opções de financiamentos, as taxas de juros reduzidas e a facilidade de negociação na compra da casa própria, terreno ou construção tem oportunizado esta conquista.
De acordo com um dos sócios-proprietários da Aliança Imóveis, Juliano Ferreira, os financiamentos de imóveis estão, a cada dia, mais facilitados e menos burocráticos. “A documentação para realizar o processo é simples e o tempo de aprovação do crédito ocorre, no máximo, em uma semana. Se o cliente já tem conta no banco que deseja fazer o financiamento, a aprovação sai no mesmo dia”, afirma o empresário da Aliança Imóveis, empresa correspondente da Caixa Econômica Federal.
Ferreira argumenta que as mensalidades dos financiamentos são acessíveis e equivalem ao valor gasto mensalmente com o aluguel. Neste caso, a aquisição da casa própria não interfere no planejamento financeiro da família e pode se tornar uma oportunidade para quem deseja sair do aluguel. “Os valores de entrada são acessíveis e o parcelamento é adaptado de acordo com a renda de cada um”, explica, salientando que há a possibilidade de dar como entrada o valor do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagamento do financiamento, sem juros.
A amortização também é uma alternativa para redução do valor da parcela ou antecipação das mensalidades. “O cliente pode amortizar a qualquer tempo com recursos próprios e realizar o abatimento do valor sem juros”, esclarece Ferreira.
Oportunidade de financiamento
Segundo ele, este é o momento oportuno para quem deseja investir. “As taxas de juros de financiamento ainda estão acessíveis. Contudo, com o aumento da taxa Selic, de 2% para 5,25% ao ano, a tendência é que haja um acréscimo nos próximos meses”, observa.
Em Venâncio Aires, a maior demanda de financiamentos é para a aquisição de imóveis usados. Mas, ele argumenta que, nos últimos meses, ocorreu um aumento significativo de financiamentos para construções.
“Sempre almejei algo próprio, era uma maneira de investir o meu dinheiro”
Os móveis ainda estão sendo planejados no apartamento no bairro Aviação, mas Thales da Costa Thiesen, 24 anos e a namorada Larissa Diana Roessler, 22 anos, já estão contando os dias para se mudar para o apartamento próprio, o que deve ocorrer até outubro deste ano.
A busca pelo imóvel começou em março e, em junho, o financiamento já tinha sido aceito.
“Sempre almejei ter algo próprio. Considerei que era uma boa maneira de investir meu dinheiro”, destaca o técnico em Radiologia. Thales sempre morou com os pais e agora se prepara para viver um novo ciclo ao lado de Larissa, que é cirurgiã-dentista. “Ter o meu apartamento próprio será algo novo. Mas acredito que será uma experiência muito enriquecedora”, afirma.
Segundo ele, a aquisição do primeiro imóvel foi realizada com o auxílio da Aliança Imóveis e, durante o processo, tudo foi muito ágil, sem nenhuma burocracia.“Os financiamentos possibilitam que mais pessoas realizem o sonho da casa própria”, observa Thiesen.
Foto: Thales
Créditos: Arquivo pessoal
Leg: Thales e Larissa pretendem se mudar para o novo apartamento em outubro
LEIA MAIS: