A expansão dos bairros de Venâncio Aires reflete na compra de imóveis ou investimentos comerciais. Conforme os corretores da Idear Consultoria Imobiliária, atualmente, há grande busca por imóveis fora da área central.
Conforme os sócios-proprietários da Idear, Tiago José de Souza, Vanessa Lord de Souza e Patrícia Andreia Göttems, com a abertura de loteamentos, a cidade cresceu para os bairros e valorizou esse locais. “Hoje os bairros criaram centros dentro deles. As ruas principais estão se tornando comerciais”, observa Patrícia, ao citar os bairros Bela Vista e Santa Tecla, no lado Oeste da cidade, e Coronel Brito, a Leste.
Além do custo-benefício de ter uma casa em bairro, empreender nesses locais também é mais barato. “As casas no bairro são bem mais baratas do que as do Centro. Como na maioria das vezes a pessoa tem financiamento, opta por isso. Já os empreendimentos crescem pela demanda e pelo espaço para expandir fisicamente”, avalia Souza.
Os corretores salientam que, há cerca de dez anos, a procura do cliente que queria empreender era por salas comerciais no Centro. No entanto, eles percebem que isso mudou. “Tem muita sala comercial em bairro e localizações boas. É algo que vai continuar em crescimento”, acrescenta o sócio-proprietário da Idear.
Conforme os profissionais, essa descentralização é importante para o crescimento de Venâncio, segundo eles, pois também incentiva a pavimentação desses espaços. A região do Parque do Chimarrão é uma das mais pedidas na busca por um local para empreender. “O aluguel no bairro é mais em conta, tem espaço para construir ou aumentar. É muito procurado para morar e empreender e tem muitas empresas familiares se concretizando nos bairros. Todos são procurados, depende do objetivo de cada cliente”, complementa Souza.
Corretor
Por conta dessa ampla oferta que o município oferece, Vanessa comenta que é necessário a ajuda do corretor de imóveis. Esse profissional vai auxiliar a traçar quais são os objetivos do cliente e quais locais encaixam nos requisitos do cliente. O corretor também agiliza o processo de documentação. “Com a ajuda profissional o cliente evita sair do serviço dezenas de vezes. Nós vamos no banco, no registro de imóveis e em todos locais que precisar. Ele só precisa assinar os contratos depois”, finaliza a sócia.
“Hoje os bairros criaram centros dentro deles. As ruas principais estão se tornando comerciais. Vemos muito isso no Bela Vista, Santa Tecla e Coronel Brito.”
PATRÍCIA ANDREIA GÖTTEMS
ESPECIALISTA EM FINANCIAMENTo
Santa Tecla foi o bairro escolhido pela Vidromate
Quando decidiu empreender no ramo de vidraçaria, Dieter Knak, que residia no Centro, pesquisou e construiu o negócio no bairro São Francisco Xavier. A Vidromate está localizada na rua Fernando Manoel Schwingel, no meio dos bairros São Francisco Xavier, Diettrich e Santa Tecla, e oferece espaço para os clientes e para a demanda da empresa.
Knak explica que, como o empreendimento trabalha diretamente com o ramo de construção civil, não necessitava de um espaço no Centro, pois não precisa de clientes circulando pela loja. Além disso, como os vidros, normalmente, são recebidos em tamanhos grandes e transportados por caminhões, seria difícil ter essa logística na região central, que é movimentada. “Essa questão de espaço e menos movimento para os caminhões pesou na minha escolha. Aqui estamos em um ponto muito bom”, avalia.
Outras característica positiva, conforme a sócia-proprietária Paula Roberta Knak, é o crescimento que o local teve e continua tendo. “Temos tudo aqui perto, escola, posto de saúde, mercado, açougue, farmácia. É uma rua movimentada, mas como estamos na esquina também conseguimos na lateral uma rua calma. É um bairro tranquilo.”
Eles também percebem esse crescimento na área residencial. “Nós vendemos muito para construção e reformas. No último ano o número de obras cresceu. Os bairros estão recebendo mais casas e geminados também. Acredito que pelo mesmo motivo que nós decidimos empreender em um bairro, as pessoas também querem morar em bairros, pois têm todos empreendimentos perto e mais tranquilidade”, finaliza Paula.
- Pavimentação
As obras de pavimentação na área urbana também colaboram para a expansão comercial, garantindo infraestutura aos bairrros. Conforme o secretário de Planejamento e Urbanismo, Gustavo Von Helden, os bairros Bela Vista, Santa Tecla e Coronel Brito são abrangidos por obras de pavimentação, atualmente. Além disso, está em andamento a obra de acostamento na Avenida das Indústrias. “Também temos projetos de mais ruas serem pavimentadas em breve”, adianta.