Nova edição do LIA começa na próxima semana em Mato Leitão

-

A agente de endemias Tatiana Raquel dos Santos Jacobi, com o auxílio das agentes comunitárias de saúde, realiza mais uma edição do Levantamento de Índice Amostral (LIA) no perímetro urbano de Mato Leitão. As vistorias iniciarão na segunda-feira, 30, e devem ser finalizadas até o dia 14 de setembro.

O trabalho tem como objetivo eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Segundo Tatiana, o período de execução da atividade, que sempre é feita a cada três meses, foi adiantado pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde porque foram registrados muitos casos de dengue na região.

Para realizar o LIA, será feito o sorteio dos imóveis que serão visitados. No total, são 1.851 locais que integram o perímetro urbano e, pelo menos, metade deles deve ser vistoriada pelas profissionais. Além disso, a partir desta edição, o Loteamento Amizade, a Vila Kroth e o Canto dos Dresch, que também são urbanizadas, passarão ser visitados. “Como temos locais novos, o pedido é que a população receba bem as profissionais”, observa a agente de endemias.

No início deste mês, Mato Leitão confirmou o primeiro caso de dengue. Trata-se de um jovem de 20 anos, morador da Vila Kroth, no interior do município. Ele foi considerado um caso importado, já que morava em Venâncio Aires e tinha se mudado há pouco tempo para a Cidade das Orquídeas. Tatiana informa que foi feita uma varredura na região onde ele mora e das 52 amostras coletadas, nenhuma foi confirmada como do mosquito transmissor da doença.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido