Polo da Proteína

Em dezembro de 2014, ano que a Folha do Mate teve como bandeira anual a diversificação, o ex-ministro da Agricultura e então presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, palestrou para empresários para falar das oportunidades do setor da proteína animal e se intitulou padrinho do projeto do ex-prefeito Airton Artus de tornar Venâncio Aires um polo da proteína.
Seis anos depois, o que se constata é uma consolidação deste polo e vários projetos de investimentos saindo do papel, seja a partir da expansão dos frigoríficos locais, com a atuação das cooperativas de alimentos ou com o aumento significativo de produtores rurais que passaram a apostar na criação de animais, especialmente de aves.
Todos esses aspectos ajudam a ilustrar e dimensionar o quanto a matriz produtiva vem se diversificando. No município em que o tabaco já representou 85% da economia agrícola, a produção animal vem se consolidando como uma importante alternativa de renda e impulso econômico.

Unidade móvel da Terra FM nas ruas

Neste fim de semana, a rádio Terra FM estreia a sua nova unidade móvel. A Master foi especialmente personalizada pela equipe da ARK Comunicação Visual e estará sendo pilotada pela equipe da 105.1 FM, a partir de agora. Quem fez a estreia? O T-Rádio, mascote da Terra FM.
Conforme o diretor da emissora, Daniel Heck, a Master será utilizada em ações comerciais, eventos e coberturas. “Estamos estruturando o veículo para se tornar um estúdio móvel, para que possamos utilizá-lo para transmitir programas fora do estúdio e aproximar ainda mais a rádio Terra dos bairros, distritos e municípios vizinhos.” A nova etapa, que consiste na instalação de equipamentos de áudio e vídeo, vai contar com os serviços das empresas Via Som Auto Center e Sultel Internet e Telecomunicação.
‘Queremos aproveitar esse veículo para ser muito mais do que um divulgador, mas sim para aproximar a emissora de seus ouvintes e de novos ouvintes”, destaca Heck.

Foto: Alvaro Pegoraro

Afenachim abre processo de eleições

A Associação Festa Nacional do Chimarrão (Afenachim), entidade criada para ser a gestora da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), inicia o processo eleitoral para eleger a nova diretoria. A entidade agendou assembleia para o dia 21 de setembro, às 19h30min, no Parque Municipal do Chimarrão. Atualmente, a Afenachim é liderada por Cleiva Giovanaz Heck, que foi presidente executiva da última edição da festa.
A partir de edital, publicado neste sábado, 28, na Folha do Mate, as chapas podem ser apresentadas em até 20 dias. Segundo a presidente, o estatuto prevê eleições a cada dois anos, por isso, é necessária a realização do pleito. Cleiva disse que permanece à disposição da entidade se o grupo entender que a continuidade do trabalho da atual diretoria é o melhor para a festa, sobretudo pelo fato de a Fenachim que estava sendo organizada ter sido adiada em função da pandemia. “Quando assumimos, tínhamos o desejo forte de fortalecer a associação e fazer valer a finalidade para qual foi criada. Mesmo com a pandemia, conseguimos dar andamento de muitos trabalhos, entre eles, o projeto de captação de recursos”, enumerou. Ela elogiou ainda a escolha do presidente executivo da Fenachim 2022, o empresário Vilmar de Oliveira, anunciado pela Prefeitura no começo deste mês. “Ele tem o mesmo pensamento que eu sempre defendi, que é tornar a festa autossustentável”, disse.
Conforme o secretário da Afenachim, Jairo Bencke, a entidade já conta com R$ 310 mil depositados, captação realizada via Lei Rouanet.

Dois meses para a escolha das soberanas

Faltam apenas dois meses para conhecermos o novo trio de soberanas da Fenachim 2022. A escolha da rainha e princesas da festa ocorre dia 30 de outubro, a partir das 19h, no ginásio Poliesportivo, no Parque Municipal do Chimarrão.
Antes disso, as 16 candidatas participam de diversas atividades, testes e eventos. Neste sábado, 28, ocorre o Sarau Cultural, no Clube de Leituras. As jovens irão apresentar as habilidades artísticas ou culturais. Como os ingressos estão esgotados, a comunidade também terá oportunidade de acompanhar a transmissão pelo Facebook, nas páginas da Fenachim e Prefeitura, a partir das 19h.

Um mês sem mortes por Covid

Venâncio está há quase 30 dias sem registros de mortes por Covid-19. Os últimos óbitos em função da doença foram registrados no dia 30 de julho, data em que duas pessoas faleceram em função da doença. Desde o começo da pandemia, a Capital do Chimarrão registrou 132 óbitos em decorrência do novo coronavírus.

 

 



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido