
Na terça, 31, a Folha do Mate e Terra FM realizaram o segundo painel Gente & Negócios, criado para debater o desenvolvimento de Venâncio. O tema foi ‘Polo de Proteína e Cooperativismo” e foram convidados o ex-prefeito Airton Artus, que lançou o projeto do Polo de Proteína no seu governo; o diretor do frigorífico Mariante, Jaison Nascimento, que substituiu seu pai, Neri, que não pode participar; e três presidentes de cooperativas; Heitor Petry, do Sicredi Vale do Rio Pardo; Dirceu Bayer, da Languiru de Teutônia; e Gilberto Piccinini, da Dália de Encantado. Cooperativas com muitos associados e produtores integrados no leite, aves e suínos em Venâncio.
Saí muito entusiasmado com o que ouvi. Disse aos painelistas, no final, que esta noite marcaria o início de um ciclo, ainda mais acelerado, de diversificação e desenvolvimento do agronegócio em Venâncio. Bayer e Piccinini falaram das suas cooperativas e das oportunidades que oferecem aos produtores e não escondem que Venâncio é visto por ambas com muito potencial de desenvolvimento. Pela extensão de área do município, com mais de 700 km quadrados, pelo número alto de pequenas propriedades, que são característica dos associados, e pelas terras férteis que temos.
No lançamento da revista Perfil Socioeconômico em 2018, no quinto andar da Alliance One, apresentamos a Languiru, que chegava ao município com seu Agrocenter e silos para grãos. Alexandre Schneider, Gerente Executivo de RH e Desenvolvimento Cooperativo, falou da cooperativa que estava se instalando, com apoio do então prefeito Giovane Wickert (PSB). Na época citei como oportunidade que Venâncio era um dos maiores produtores de milho do RS e que a cooperativa buscava milho até no Mato Grosso. Hoje, revelou Dirceu Bayer na terça, Venâncio é um dos grandes fornecedores de milho para o sistema integrado da Languiru, que precisa de muito milho. “Todo milho produzido aqui nós compramos”, disse. Bayer também citou planejamento da cooperativa de em três a cinco anos construir um novo frigorífico de aves. “Que pode ser em Venâncio,” disse ele, assim como citou a possibilidade de instalação de um supermercado da cooperativa que hoje tem uma rede de dez unidades.
Gilberto Piccinini falou da integração com produtores associados e disse que a Dália vai abrir uma queijaria e precisa de muito mais leite. E que compra todo leite que for produzido.
Jaison falou do crescimento do frigorífico Boi Gaúcho, que está exportando carnes e miúdos para a Ásia.
Heitor Petry falou de como o Sicredi participa dos projetos de desenvolvimento das cooperativas e do agronegócio, financiando investimentos e pronto para muito mais.
Artus destacou a necessidade de levar mais infraestrutura ao interior, como energia, internet, telefonia e estradas, necessidade defendida também pelos presidentes das cooperativas. “Não são comodidades, são necessidades que permitirão acelerar o desenvolvimento do agronegócio”, complementou o ex-prefeito.
A construção do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da proteína animal, o primeiro do país, com a parceria da Unisc, foi outro ponto considerado fundamental e inovador para o desenvolvimento do agronegócio.
O prefeito Jarbas da Rosa (PDT), que chegou durante o painel, vindo de Porto Alegre, onde esteve com o governador Eduardo Leite, ‘brilhou’ os olhos ouvindo os painelistas e já marcou ‘cafés’ com Piccinini e Bayer para discutir novas parcerias.
Este é o propósito que pensamos ao criar este ciclo de debates; discutir e fomentar ideias de desenvolvimento. No primeiro painel, sobre formação de mão de obra, foi assim. Agora neste segundo também. E será assim nos próximos; Indústria 4.0, Tabaco, Infraestrutura e Parcerias Público-Privadas. E tudo isso vai estar na revista Perfil Socioeconômico que será apresentada dia 30 de novembro. Vamos fazer acontecer. E com isso ganhamos todos; setor privado, setor público e comunidade. Sempre defendo que boas iniciativas são as que beneficiam muitos.
Notas
Mais ICMS – A boa, ou a grande noticia da semana, foi a divulgação dos índices provisórios de retorno de ICMS para 2022. Venâncio aumenta 14,12%, o nono maior crescimento no RS e o maior do Vale do Rio Pardo. Projeção da secretária municipal da Fazenda, Fabiana Keller, estima que isso possa alcançar R$ 9 milhões a mais de ICMS para Venâncio no próximo ano.
Candidato – O PSB anúncia hoje, em ato na Assembleia Legislativa, a pré-candidatura do ex-deputado federal Beto Albuquerque ao governo do Estado em 2022. O ex-prefeito Giovane Wickert participa da articulação e diz que desde abril está sendo avaliada a candidatura que agora será anunciada.
Apoio – Venâncio se organiza para participar do movimento nacional programado para todas as capitais na terça, dia 7, Dia da Independência. O Movimento Direita Venâncio Aires (MDVA), liderado por Arthur Wickert, e o Movimento Aliança Conservadora (MAC), liderado por Adriano Fagundes, estão a frente da organização e informam já ter mais de 200 pessoas inscritas para seguir no domingo a Porto Alegre. Defesa do voto impresso auditável, defessa da liberdade de expressão, defesa do presidente Bolsonaro e repúdio a ‘ditadura’ do STF, são as bandeiras do movimento nacional.
Fora – Do presidente do PT, Cesar Schumacher, ao ser perguntado se o partido vai participar de alguma mobilização/manifestação no dia 7, quando a oposição também vai estar nas ruas: “Não vai e nem é conveniente, para evitar violência e provocações. Estão sendo feitas convocações patrocinadas pelos bolsonaristas, com ameaças a constituição e às instituições. Manifestações de rua são legítimas, mas bordão da convocação “ Independência ou morte” de amplo sentido, mas que suscita conflito e violência é inacreditável. Isso não é da política, é uma afronta de quem tem o dever de governar, mas faz uma guerra entre a sociedade e se move por mentiras, negociatas e deixa o povo na miséria. Fora Bolsonaro!”
Recuo – O PIB nacional recuou 0,1% no segundo trimestre do ano. Entre os reflexos, a segunda onda da pandemia Covid no início do ano. O ‘establishment’, que colocou uma fila de ‘mas’ quando o PIB saltou depois da primeira onda da pandemia, agora se extasia. É o ‘nós contra eles’, o maior e mais nefasto legado que Lula deixou. Vão ser necessárias décadas para o pais superar essa divisão.
Badesul – Odacir Klein, que já presidiu o Banrisul e o BRDE, assumiu a presidência do Badesul nesta semana. “É a agência de fomento que tem um papel estratégico no desenvolvimento do Rio Grande do Sul” comemora Edson Brum, depitado estadual que é titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a qual está vinculado o Badesul. Klein também foi ministro dos Transportes, diretor do Banco do Brasil, secretário estadual da Agricultura, deputado federal e prefeito de Getúlio Vargas.
Notinhas
* Começamos setembro, mês de primavera, e com ele está de volta a cantoria dos sabiás, que são cada vez em maior número nas cidades, por conta das árvores frutíferas, que todos temos, cada vez mais, em nossos terrenos e pela consciência. Tenho um que dorme na mangueira do pátio, que começa a cantar às 4h da manhã, todos os dias.
* O amigo Rafael Lovato, que foi Procurador Jurídico concursado da Prefeitura de Venâncio e hoje é Procurador do Banco Central no RS, avança na sua carreira de escritor. “Sobre meu livro “Deletação”, recém lançado pela editora Coralina, acabei de assinar um contrato de publicação na Inglaterra. Tal conquista é deveras significativa, alcançada por poucos brasileiros”, me escreve, vibrando, Lovato.
* Faleceu ontem, aos 69 anos, Nelson João Heck, o Jamanta, sócio da ervateira Elacy.
Esportivas
* Guarani trocou de técnico – saiu William Campos e chegou Rodrigo Bandeira – mas segue perdendo. Na terça levou 3 a 1 do Avenida no clássico regional.
* A Assoeva lidera seu grupo no Estadual. O time de Morruga alimenta esperanças de título.
* Dupla Gre-Nal de folga no Brasileiro. Voltam somente no outro final de semana. Tempo para arrumar times.
* Neste domingo as 16h tem Brasil x Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar em 2022.
Do Twitter
* IstoÉ: Lula venceria Bolsonaro no 2º turno com 55% contra 30%, diz pesquisa PoderData
* O Globo: Presidente da Caixa diz que banco fará ‘maior operação de crédito da história do Brasil’
* Folha S. Paulo: China vai reprimir ‘estilos afeminados’ na TV
* Exame: Farmacêutica MSD inicia teste avançado de remédio contra covid
* Poder 360: Moro defende volta da prisão em 2ª instância e reforma do Judiciário
* Monique Checker: Os extremismos ideológicos se retroalimentam. Só existe extremismo de direita porque existe extremismo de esquerda. E essas pessoas estão em quaisquer órgãos ou instituições e fazem um mal enorme ao serviço público. Deveriam se abraçar e destilar o veneno entre quatro paredes.
* Alexandre Garcia: STF criou a CPI da Pandemia, e ficou com direito de dizer quem depõe
* Eliane Catanhede: O PT uniu o ‘nós’, Bolsonaro rachou o ‘eles’: centro, direita, classe média e o capital
* Rosane Oliveira: Tarso Genro revela que Lula pediu para que ele concorra a governador em 2022
* Leandro Rushcel: O líder do Talibã pode usar o Twitter, Donald Trump, não. Isso é tudo que você precisa saber sobre a mentalidade de quem dirige as empresas que controlam a internet.
* Cristian Deves: Os Americanos agora estão vendo o que é ter uma Dilma na Presidência.