O prefeito Carlos Bohn e o vice Arly Stöhr, o Flecha, deram mais um passo em direção à construção do centro administrativo em Mato Leitão. Isso porque foi agendada para as 10h do dia 17 deste mês a licitação, na modalidade de tomada de preços, para definir a empresa que será responsável pela construção do prédio. A estrutura será erguida na rua Cônego Pedro Henrique Vier, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Cidadania e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Segundo Bohn, o objetivo é iniciar a obra ainda neste ano, após a finalização da parte burocrática, que envolve a contratação da empresa. “Desde que recebemos o projeto técnico temos como meta construir o centro administrativo até 2022 e a ideia é ficar firme no cronograma e concluir a obra até o ano que vem, para nos mudarmos”, salienta. Ele ainda observa que o projeto prevê que a construção seja finalizada em 12 meses. Para o chefe do Executivo, essa obra trará muitos benefícios para a Cidade das Orquídeas.
“Hoje, o prédio que abriga a Prefeitura e todos os setores relacionados às secretárias de Administração e Finanças, como Recursos Humanos (RH), compras, licitações, jurídico, tributos, contabilidade, controle interno e finanças, não tem mais espaço para se trabalhar e nem para arquivos. Além disso, com o centro administrativo vamos oferecer um melhor espaço para o atendimento dos moradores”, destaca.
O prefeito também lembra que, além das secretarias de Administração e Finanças, que já funcionam no atual prédio da Prefeitura, a nova sede abrigará a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o escritório municipal da Emater/RS-Ascar. Nesse sentido, ele menciona que haverá economia aos cofres públicos com o pagamento de aluguel, uma vez que tanto o prédio da Prefeitura quanto o da Secretaria de Agricultura são alugados.
“Vai melhorar muito a funcionalidade para os servidores e a forma de prestação de atendimento para a população.”
CARLOS BOHN – Prefeito
Projeto para construção
Para viabilizar a construção do centro administrativo, o Executivo contratou um financiamento junto ao Badesul no valor de R$ 2,9 milhões, com amortização em 60 meses. A assinatura do contrato para oficialização da operação de crédito ocorreu no dia 18 de agosto, em Porto Alegre. Mato Leitão é um dos únicos municípios da região que não tem sede administrativa própria.
Conforme já divulgado pela assessoria de imprensa da Prefeitura, o prédio terá 912,58 metros quadrados e será composto por três blocos, além de subsolo, incluindo projeto arquitetônico, estrutural e complementares – elétrico, hidrossanitário, tecnologia da informação, energia solar e Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI). O projeto técnico foi elaborado por profissionais da Hajel Projeto e Consultoria, de Lajeado.
O prefeito ainda relata que o projeto do centro administrativo prevê a instalação de energia solar para abastecer, além desse prédio, as sedes dos demais órgãos públicos municipais, dando continuidade à iniciativa que já foi implementada na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua (SAP), que atendem também o ginásio de esportes Tonhão e a Emef Ireno Bohn. “Vamos ter uma economia muito grande com a energia elétrica também”, projeta.
Saiba mais
O centro administrativo será construído em uma área de três hectares, que foi adquirida pela Prefeitura em 2010, pelo prefeito Carlos Bohn.