Caminhada ecológica em Mato Leitão: uma iniciativa familiar em favor do meio ambiente

-

Você já ouviu falar que, se cada um fizer a sua parte, teremos um mundo melhor? Essa ideia motivou o gestor de segurança privada, Jorge Roberto Heuser, 42 anos, a esposa dele, a empreendedora na área de serviços, Márcia Andreia Heuser, 42 anos, e a filha do casal, Clara Eduarda Heuser, 13 anos, que é estudante, a realizar uma iniciativa em favor do meio ambiente, carinhosamente chamada por eles de ‘caminhada ecológica’.

A ação é realizada pela família mensalmente e envolve o recolhimento de resíduos que são descartados incorretamente, como garrafas plásticas, latinhas, sacolas e papéis, em ruas de Mato Leitão, localizadas tanto na região central quanto no interior. “Escolhemos um itinerário, procuramos sempre fazer rotas diferentes e juntamos o lixo que encontramos. É uma iniciativa que a gente concilia com o exercício físico de caminhadas em família”, explica Heuser.

O morador do Centro conta que ele e a esposa sempre gostaram de fazer atividades físicas e já participaram, inclusive, de algumas corridas de aventura. “Nossa filha foi crescendo, se acostumando com isso e acabou participando também dessas atividades”, compartilha. Eles começaram a fazer caminhadas nos fins de semana e perceberam a presença de muito lixo nas vias.

“De brincadeira, propusemos fazer uma caminhada para recolher esse material. Marcamos uma data e fizemos a primeira em janeiro deste ano. Depois disso, combinamos de fazer uma vez por mês, mas todos os fins de semana caminhamos, com itinerários bem diversos”, conta. Na atividade do mês passado, que ocorreu no dia 22, a família recolheu quatro sacos de lixo de 60 litros cada um. No entanto, se tivessem mais locais para depositar o material, teriam usado. “Sempre dá entre quatro e seis sacos”, comenta.

O trajeto realizado por eles nesse dia passou pela Estrada Poliédricas, em Vila Santo Antônio, e pelo Acesso 20 de Março, pontos onde, segundo Heuser, há maior quantidade de resíduos descartados incorretamente.

“Acho que coisas simples muita vezes têm um valor bem considerável, principalmente para a educação dos nossos filhos, já que o meio ambiente vai ficar para eles depois.”

JORGE ROBERTO HEUSER – Gestor de segurança privada

Motivação da família

O gestor de segurança privada destaca que a motivação da família em realizar essa ação é melhorar ainda mais o aspecto visual do município. “Muitas pessoas fazem passeios de bicicleta e Mato Leitão acaba sendo um ponto de travessia entre Lajeado e Venâncio”, observa. Além disso, ele e a esposa têm como objetivo educar, incentivar e conscientizar a filha sobre o tema.

“É um gesto simples e bem modesto, sem grandes pretensões. Acho que estamos tendo sucesso em educar a nossa filha, porque ela hoje já nos cobra muito para que façamos a separação correta do lixo em casa”, relata o pai.

Segundo ele, o objetivo não é criar um grupo para fazer um mutirão de limpeza, mas manter a ação da família e, quem sabe, incentivar outras pessoas. “Queremos fazer a nossa parte e se alguém tiver interesse em ajudar, sugerimos que faça o mesmo, faça alguma ação e recolha o lixo jogado nas ruas ou mesmo separe os resíduos em casa. Esse já é um gesto bem bacana e que contribui bastante com o meio ambiente”, acrescenta Heuser.

Recolhimento de lixo no município

Desde setembro do ano passado, o recolhimento de resíduos acontece em novo formato em Mato Leitão, com ampliação de dias de coleta na cidade e no interior e início da coleta seletiva (materiais recicláveis).

No perímetro urbano, o recolhimento normal de lixo (coleta convencional) é realizado duas vezes por semana, nas segundas-feiras e nos sábados. Já o recolhimento de lixo reciclável (coleta seletiva) acontece todas as quintas-feiras. No interior, a coleta convencional e o recolhimento de lixo reciclável é realizado todas as quartas-feiras.

Tipos de coleta

• Convencional: recolhimento de todos e quaisquer resíduos ou detritos originários de estabelecimentos públicos, institucionais, de prestação de serviços, comerciais e residenciais.

• Seletiva: materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados, como papéis/papelão, plásticos e metais.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido