Uma parte importante do conforto dentro de casa passa pelo bem-estar acústico. Sons indesejados podem ser uma grande causa de estresse, ainda mais para quem trabalha na sua residência. As fontes de barulhos desagradáveis podem ser muitas – animais, crianças, obras, trânsito, casas noturnas, aeroportos e paradas de ônibus são alguns exemplos.
Isso tudo exige que um tome cuidado com o conforto acústico nos imóveis. Diferentes tipos de fontes de ruído demandam diferentes soluções – mas, de uma forma ou de outra, as soluções existem. Conheça algumas:
Piso vinílico
O piso vinílico é esteticamente parecido com o piso laminado, mas com a grande vantagem de absorver uma grande parte do som produzido pelo caminhar – o laminado, afinal, tem como característica o toque-toque produzido quando alguém caminha. Isso faz do vinílico uma opção de destaque para famílias com crianças – uma vantagem tanto para os moradores da residência quanto para os vizinhos.
Além do aspecto acústico, o piso vinílico possui uma série de outras vantagens. Uma delas é térmica, pois o vinílico é considerado atérmico. Em dias frios, é possível caminhar descalço sobre ele sem desconforto. O vinílico é, ainda, fácil de limpar, não acumula fungos e bactérias e é vendido em uma variedade de cores, formatos e texturas.
Painéis acústicos
Os painéis acústicos de espuma acústica servem para reduzir a reverberação do som dentro dos ambientes – portanto, diminui o eco e, assim, pode fazer uma diferença fundamental em ambientes com muitas pessoas, como restaurantes. Esse efeito é causado pela porosidade do material. Os poros têm a propriedade de isolar as ondas sonoras.
A espuma absorvente é um material macio e leve. Os painéis são muito versáteis e podem ser instalados em diversos formatos e cores – assim, servem também como artefato decorativo. O formato mais comum, porém, é o de placas retangulares suspensas logo abaixo do teto.
Revestimento de cortiça
O revestimento de cortiça é uma opção que tem ganhado popularidade nos anos mais recentes. É tido em alta conta entre os ambientalistas, pois é um material de fonte renovável e manejo sustentável, podendo chegar a 100% de composição reciclável. Assim como os painéis acústicos, a cortiça absorve as ondas sonoras e diminui a reverberação.
Além da sustentabilidade, a cortiça chama atenção por ser uma alternativa de baixo custo. Dependendo do formato da aplicação, o resultado pode ficar bastante elegante. Por ser um material muito versátil, pode ser aplicado com os mais variados formatos e desenhos – desde placas lisas até texturas elaboradas e volumes.
Envoltório sanitário
O envoltório sanitário é uma solução para um problema muito específico ligado à acústica na construção civil: o escoamento de líquido pelo encanamento. Em prédios residenciais, é comum escutar a água de andares superiores escorrendo cano abaixo, e isso pode incomodar algumas pessoas – principalmente à noite, na hora de dormir.
O envoltório é constituído de espuma elastomérica e é aplicado de modo a envolver as tubulações e pode ser encontrado em diversos diâmetros.
Janela de PVC
Janelas fabricadas em PVC são notoriamente um excelente isolante térmico e acústico. Ao ficarem fechadas, bloqueiam uma parte considerável da passagem de ruído e de calor.
Diferentemente das janelas em madeira ou em alumínio, as janelas de PVC são uma peça única, e não várias partes parafusadas. Com aço galvanizado no interior e borrachas anti-ressecamento, as janelas possuem as vantagens de vedação, durabilidade e resistência a rupturas e utilizam matéria-prima 100% renovável.
Lã de PET
A lã de PET é fabricada com fibras de poliéster, um material adquirido através da reciclagem de garrafas PET, sem adição de resinas, sem uso de água e sem emissão de carbono, o que torna o produto uma opção altamente sustentável. Além disso, não oferece riscos à saúde de quem instala nem das pessoas que vão conviver ao redor do produto depois de instalado.
A lã de PET pode ser aplicada em forma de manta nas paredes, teto e piso para reduzir a passagem de ondas sonoras de forma significativa. Ela também pode ser usada com forma de baffles, que são painéis volumosos instalados abaixo do teto.