Venâncio é o terceiro município que mais produziu tabaco na safra 2020/21

Venâncio Aires ocupa o terceiro lugar no ranking de municípios sul-brasileiros que mais produziram tabaco na safra 2020/21. Entre os municípios gaúchos, Venâncio ocupa o segundo lugar, atrás apenas de Canguçu, que volta a ocupar o posto de maior produtor de tabaco. Os dados, divulgados pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), mostram que Venâncio produziu 17.314 toneladas de tabaco na safra 2020/21.
Venâncio subiu três posições de uma safra para outra. Na safra 2019/20, quando o município produziu 15.328 toneladas, ocupava a sexta colocação no ranking. A vizinha Santa Cruz do Sul estava na 14ª posição e subiu para a 10ª.

Top 10 (safra 2020/21)
Município Produção (ton.)
1º Canguçu (RS) 19.054
2º São João do Triunfo (PR) 18.922
3º Venâncio Aires (RS) 17.314
4º São Lourenço do Sul (RS) 16.456
5º Rio Azul (PR) 15.898
6º Itaiópolis (SC) 14.415
7º Canoinhas (SC) 12.811
8º Ipiranga (PR) 12.072
9º Candelária (RS) 11.776
10º Santa Cruz do Sul (RS) 11.669

Destaque para o churrasco e chimarrão

Para marcar a Semana Farroupilha, o governador Eduardo Leite sancionou o projeto de lei do deputado estadual Elton Weber (PSB), que valoriza dois símbolos da cultura gaúcha, o churrasco e o chimarrão. Para simbolizar o ato, o governador e o deputado, inclusive, saborearam um mate amargo, cada um com a sua cuia.
O texto do projeto é subscrito pelos deputados Ronaldo Santini (PTB) e Vilmar Zanchin (MDB), além dos ex-deputados Juliano Roso e Missionário Volnei. O projeto sancionado altera a Lei 11.929, de 20 de junho de 2003, instituindo que no Dia do Chimarrão, comemorado em 24 de abril, haverá a “Mateada de Integração Gaúcha” na Assembleia Legislativa. Além disso, o projeto cria premiações que ocorrerão a partir de 2022. Uma delas para a churrascaria que faz o melhor churrasco campeiro e outra para a cadeia produtiva da erva-mate. A homenagem prevê a entrega de troféus às três melhores ervateiras que se distinguirem pela qualidade e aceitação do produto, os três melhores produtores e os três melhores viveiristas de erva-mate do Rio Grande do Sul.
Quem sabe Venâncio Aires, que é a Capital do Chimarrão, entra nesta lista dos primeiros premiados?

Foto: Vanessa Weber/ Divulgação

Garoto-propaganda

Foto: Reprodução/ Divulgação

O chef de cozinha e colunista de Gastronomia da Folha do Mate, Luciano Araujo, é o garoto-propaganda do Rancho Atacadista neste mês de setembro. Luciano compõe as peças publicitárias alusivas ao mês mais gaúcho do ano. Devidamente pilchado e com o chimarrão em mãos, Araujo também divulga o aplicativo da rede.

Semana Farroupilha

A programação da Semana Farroupilha de Venâncio Aires contará com duas missas crioulas: no dia 18 de setembro, às 9h30min, no CTG Pousada do Capão, e no dia 20 de setembro, às 10h, quando a missa contará com um batizado crioulo, na sede do CTG Chaleira Preta. As missas serão celebradas pelo padre Aldo José da Silveira.

No clima do Sorriso de Criança

Reprodução/ FM

Leitora da Folha e ouvinte assídua da Rádio Terra FM, Marli Dornelles compartilhou conosco um registro muito especial nesta semana. Depois de acompanhar a notícia sobre a nova edição do Sorriso de Criança, caderno que será publicado no dia 12 de outubro, Marli foi aos arquivos pessoais para dividir um recorte da Folha do Mate que ela guarda com muito carinho: a participação do filho Alesson (hoje com 45 anos) no caderno Sorriso de Criança de outubro de 1979. Na época, ele tinha apenas 3 anos.
O Sorriso de Criança é a ação social mais antiga da Folha. O projeto foi criado em 1973 para marcar um ano de circulação do jornal.
Neste ano, a publicação no jornal impresso se mantém nos moldes de anos anteriores, porém, sem a realização do tradicional evento para as crianças. Contudo, o projeto segue tendo um cunho social e, além de sortear prêmios entre as crianças participantes, vai doar, em parceria com o Imec Supermercados, um litro de leite à ONG Paresp para cada foto publicada.

 

Comitiva local com Bolsonaro

Uma comitiva do governo municipal cumpre agenda em Brasília, nesta semana. Liderado pela vice-prefeita de Venâncio Aires, Izaura Landim, o grupo conta com a participação dos secretários municipais de Educação, Émerson Henrique, e Habitação e Desenvolvimento Social, Claidir Kerkoff, além da coordenadora da Central de Projetos, Deizimara Souza.
Ontem pela manhã, durante o lançamento das novas regras do programa Casa Verde Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida), no Palácio do Planalto, Deizimara, Claidir e Izaura registraram o momento ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Foto: Divulgação

 



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido