Mulheres no campo

Os mil metros quadrados na propriedade da família Keller, em Linha Antão, formam um dos 228 quintais do Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, da Embrapa Clima Temperado, com patrocínio da Philip Morris do Brasil, em parceria com a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc).

Suele Taís Keller, 16 anos já comemora os resultados neste primeiro ano do projeto. A estudante do 2º ano do Ensino Médio da Efasc conta que, com a flexibilização dos protocolos de saúde, ela passou a receber orientação técnica da Embrapa na propriedade. “Eles nos passam alguns ensinamentos e informações referentes ao manejo. Esses dias tive auxílio nas podas das frutíferas”, frisa.

Suele já plantou algumas hortaliças e feijão nas entrelinhas, com o objetivo de ter o alimento da família e uma renda extra. “Consigo comercializar uma boa quantidade na feira pedagógica da escola.”

Em setembro do ano passado, contei a história da Suele quando ela ainda tinha as primeiras mudinhas em mãos. Hoje, a jovem agricultora e estudante já compartilha registros de um quintal bonito, ela tem um pomar em desenvolvimento e uma horta trazendo boas colheitas. Sucesso Suele!

Jovem foi contemplada em setembro de 2020 com o projeto Quintais Orgânicos (Foto: Divulgação)

Mulher jovem na agricultura II

Nas redes sociais, percebe-se um movimento que vem crescendo e tendo destaque: a presença da mulher na lida agrícola. Em um dos registros divulgados na última semana, destaca-se a jovem Érica Gonçalves da Silva, 19 anos, moradora de Linha Travessão Mariante, que compartilhou um registro em meio à lavoura de tabaco.

Para a estudante de Letras, que nasceu e permanece até hoje no meio rural, a lida do campo, ao lado dos pais, é demonstrada com amor e orgulho. “Plantamos 70 mil pés de tabaco, eu sou admiradora desse trabalho e sou muito orgulhosa de ser filha de agricultores”, conta.

Érica frisa que valoriza a importância da inserção do jovem na agricultura, principalmente das mulheres, mostrando a força e a importância nas propriedades rurais. “A participação do jovem é fundamental para a inclusão de uma nova geração na luta pela valorização do meio rural.
O jovem é inovador, empreendedor e garante a continuidade das atividades dos pais, é o futuro da agricultura”, comenta.

Jovem moradora de Linha Travessão Mariante salienta e importância da presença feminina nas propriedades rurais (Foto: Divulgação)

Os Lucini e o destaque no tabaco

Adelmo Lucini, 56 anos, e o filho Fernando Lucini, 24 anos, produtores de tabaco de Linha Tangerinas, são fontes de vídeo produzido pela Tabacco Way. No vídeo, pai e filho destacam o dia a dia do tabaco e técnicas que visam a qualidade, o capricho e a dedicação com a cultura. Além disso, os Lucini divulgaram técnicas e a safra que já está na lavoura desde junho.

O vídeo foi divulgado nas redes sociais da D’ora – Tabaco que foi compartilhado no Instagram da @tabacodaora, no mês passado. A marca pretende ingressar no mercado nacional e internacional.

Já entrevistei seu Adelmo e o Fernando na safra passada, quando conferimos de perto o uso da tecnologia na colheita do tabaco. Eles se destacam pela mecanização da colheita.

Adelmo e Fernando são produtores de tabaco em Linha Tangerinas, interior de Venâncio Aires (Foto: Reprodução)


Sinalização na ERS-422

Percorro parte da ERS-422 todos os dias, para me deslocar ao trabalho. Mais especificamente, do campo do Palmeiras até o Centro. Desde agosto, percebo uma maior segurança ao trafegar pela via, principalmente no período da noite, ou então em dias de chuva ou cerração. Isso porque o Poder Público realizou a pintura da via, o que facilita a visibilidade. O trecho pintado compreende da rua General Osório até as proximidades do posto de combustível em Linha Sapé, trecho municipalizado. Algumas pessoas compartilharam nas redes sociais sobre o fato de a sinalização ir até Linha Brasil. Seria ótimo e é necessário, porém, o trecho é de responsabilidade do Daer, por isso, a Prefeitura não continuou com a ação. O Daer não tem previsão de efetuar a pintura.
A pintura já ajuda, e é necessário que os usuários respeitem a sinalização e mantenham o respeito e cautela no trânsito. Já perdi inúmeros amigos e conhecidos, devido a acidentes fatais nesse trecho, e outros carregam sequelas até hoje.

Pintura de trecho da ERS-422 promete trazer mais segurança a quem frequenta a via, mas é necessário responsabilidade dos motoristas e respeitar a sinalização (Foto: Roni Müller/Folha do Mate)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

[td_block_13 custom_title="Destaques" limit="3"]
Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido