A 22ª edição da Feira do Livro de Venâncio Aies acontece dentro de aproximadamente um mês, e os preparativos para a festa literária já apontam a expectativa pelo retorno da programação presencial. A feira ocorre entre os dias 28 e 31 de outubro, no Parque do Chimarrão. A programação será ao ar livre e também em espaço ao lado do Ginásio de Exposições. A feira é promovida em parceria entre o Sesc, Prefeitura e Conselho Municipal de Cultura. O evento também integra as comemorações dos 130 anos da Capital do Chimarrão.
Para a gerente do Sesc, Diane Lacerda Araújo, a organização da feira tem uma excelente expectativa para o evento. Ela explica que esta edição terá novidades, como a exposição de livros e livreiros no lado de fora do Ginásio de Exposições, e o palco principal será montado no Galpão Morada Velha. “As intervenções culturais e a circulação de pessoas será ao ar livre, já teatros e bate-papos serão no palco, dentro do Morada Velha”, reforça.
No primeiro dia do evento, na quinta-feira, 28, o destaque será a palestra do patrono, Bráulio Bessa. Diane relata que esse momento acontecerá no Ginásio Poliesportivo. “Temos a expectativa de atrair mutias pessoas, então em um local maior conseguimos atender bem e seguir com o distanciamento e os protocolos de proteção”, afirma. Os ingressos para a palestra de Bessa serão limitados e estarão disponíveis a partir do início de outubro. O dia será divulgado pela página da feira no Facebook. Eles poderão ser adquiridos no Sesc, mediante entrega de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a instituições venâncio-airenses.
Depois de uma edição híbrida em 2020, com exposição de livros presenciais apenas em um dia com dois livreiros, neste ano já estão confirmadas de cinco a oito bancas de livros, com destaque para uma banca apenas com livros de escritores venâncio-airenses. No ano passado, foram vendidos cerca de 800 livros. Diane convida a comunidade para prestigiar a diversidade da programação cultural e destaca que, apesar da divulgação inicial da programação, atualizações positivas com novidades vem sendo feitas e divulgadas na página da Feira do Livro, no Facebook. “Terá muitos bate-papos com escritores, contação de histórias e músicas”, completa.
“A feira já tem uma história consolidada e o tema deste ano relata justamente isso, uma aproximação. Com certeza é um dos eventos mais importantes para a cultura de Venâncio Aires.”
DIANE LACERDA ARAÚJO
Gerente do Sesc de Venâncio Aires
Protocolos
• Durante a 22ª Feira do Livro, serão respeitados os mesmos protocolos que já são seguidos para entrada no Parque do Chimarrão. A entrada será franca e é preciso apresentar a carteira de vacinação em dia. O número de pessoas no interior do Parque e do Galpão Morada Velha também serão controlados e respeitado conforme o limite possível.
Bráulio Bessa como inspiração para se tornar escritora
Ana Júlia Riedel, 15 anos, é estudante do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cônego Albino Juchem. A jovem, desde pequena, tem o sonho de se tornar escritora. Ela conta que começou a escrever histórias desde que foi alfabetizada, mas poesias como estilo literário, cultiva desde os seus 11 anos.
Para a Feira do Livro de Venâncio Aires, a jovem tem a expectativa de ver nas bancas o seu próprio livro. ‘Caçador de estrelas’ é uma obra com 33 poemas e está na fase de finalização com a editora. “Pretendo que já na feira, as pessoas possam adquirir o meu livro”, afirma. Quem quiser acompanhar os trabalhos de Ana, pode acessar o Instagram @rabiscos_da_ana.
Na paixão por poemas e poesias, Ana se inspira no patrono desta edição da feira, Bráulio Bessa. “Escutava muito ele no programa da Fátima Bernardes, e minha mãe Carla também lê poesias dele”, ressalta. A jovem diz estar muito empolgada com a vinda do escritor para a Capital do Chimarrão. “Me identifico com ele e pretendo acompanhar a palestra de Bráulio no primeiro dia da feira”, completa.
A bibliotecária Rosaria Garcia Costa descreve sua felicidade em poder ajudar e entusiasmar jovens venâncio-airenses a se tornarem escritores. “Quando ouço a Ana falando e lendo, parece que ouço uma menina muito mais velha. Fico surpresa positivamente com tantos jovens se interessando por poemas e poesias”, garante.
Biblioteca
A Biblioteca Pública Municipal Caá Yari tem um exemplar do livro ‘Poesia que transforma’, de Bráulio Bessa. O local está atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, apenas com empréstimos e cadastro de novos sócios. O acesso ao acervo e computadores não está liberado, mas o público tem acesso a estante de sugestões.
Caso seja necessário retirar outros livros que não estejam na seção de sugestões, é indicado que acesse o site da Prefeitura, no banner da biblioteca, para verificar a disponibilidade dos exemplares. Após, o usuário deve solicitar a retirada do livro pelo WhatsApp da biblioteca, pelo número (51) 2183-0262 e ir buscar.
A bibliotecária Rosaria Garcia Costa destaca que, para fazer a carteirinha de sócio, é necessário apresentar identidade, CPF, comprovante de residência original e pagar uma taxa de R$ 5. Rosaria também solicita que quem possui livros da biblioteca em atraso na devolução que assim faça, pois não haverá cobrança de multa.
Sarau de Halloween
• Rosaria convida a comunidade para participar do Sarau de Halloween, que fará parte da programação da Feira do Livro. Será no dia 31 de outubro, às 18h, no palco principal, no Morada Velha. A bibliotecária destaca que será a primeira vez que o evento acontece fora da biblioteca e convida para que as pessoas estejam fantasiadas. Uma das atividades é um desfile mostrado as diversas fantasias.
Inscrições para o Concurso Literário encerram dia 15 de outubro
Durante a Feira do Livro também será realizada a 12ª edição do Concurso Literário de Venâncio Aires. Ele é destinado a alunos de escolas públicas e particulares do município e, também, professores e a comunidade em geral.
O concurso irá premiar poemas e desenhos relacionados a obras literárias de escritores que estarão na feira ou com o tema ‘Ler Aproxima’. São nove categorias, que recebem inscrições até o dia 15 de outubro e podem ser feitas nas escolas ou diretamente na Secretaria de Educação. Os trabalhos devem ser entregues em envelopes identificados pelas escolas ou comunidade.
Os autores de referência desta edição da feira são o patrono Bráulio Bessa, Léia Cassol, Vinícius Rodrigues, Pedro Marodin e a venâncio-airense Mari Corrêa. Serão premiados três poemas ou três desenhos de acordo com a categoria, durante uma cerimônia que acontece no palco principal da Feira do Livro, no dia 29 de outubro, às 18h30min.
Categorias do Concurso Literário
• Educação Infantil: um desenho relacionado à obra de um escritor ou ao tema da feira.
• Categoria 1º e 2º Anos Ensino Fundamental: um desenho relacionado à obra de um escritor ou ao tema da feira.
• Categoria 3º e 4º Anos Ensino Fundamental: um desenho relacionado à obra de um escritor ou ao tema da feira.
• Categoria 5º e 6º Anos Ensino Fundamental: um poema relacionado à obra de um escritor ou ao tema da feira.
• Categoria 7º e 8º Anos Ensino Fundamental: um poema relacionado à obra de um escritor ou ao tema da feira.
• Categoria 9º Ano Ensino Fundamental e Ensino Médio: um poema relacionado à obra de um escritor ou ao tema da feira.
• Categoria EJA Regular: um poema relacionado à obra de um escritor ou ao tema da feira.
• Categoria EJA Intensivo: um poema relacionado à obra de um escritor ou ao tema da feira.
• Categoria Comunidade (acima de 18 anos): um poema relacionado ao tema da feira.
LEIA MAIS: