A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires tem uma nova formação. Em eleição realizada na noite desta segunda-feira, 27, durante a sessão semanal do Legislativo, Gerson Ruppenthal (PDT) e Clécio Espíndola, o Galo (PTB), foram escolhidos para os cargos de primeiro e segundo secretários, respectivamente.
A eleição teve que ser realizada porque o vereador Sid Ferreira (PDT), que era o primeiro secretário, renunciou à função. Ele está, atualmente, respondendo pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp). Até as 18h, limite para as inscrições de chapas, apenas os nomes de Ruppenthal e Galo foram apresentados.
Com isso, o presidente da Câmara, Tiago Quintana (PDT), levou os nomes ao crivo do plenário. A votação terminou com 10 votos favoráveis e cinco contrários. Não concordaram com os nomes Sandra Wagner e Elígio Weschenfelder, o Muchila, ambos do PSB, e André Kaufmann, Diego Wolschick e Renato Gollmann, todos do PTB.
Gollmann, que recentemente assumiu a presidência do PTB – em lugar de Celso Krämer, que renunciou à função e está de saída para o Podemos -, justificou o voto contrário, afirmando que, como presidente da sigla, não podia admitir o fato de Galo ter aceitado o convite para compor a Mesa sem ter comunicado o partido. “Não obedeceu a hierarquia, e quem vai no quartel sabe como funciona”, declarou.
Em resposta, Galo disse que foi convidado por Quintana para formar uma Mesa pluripartidária e aceitou. Além disso, desafiou Gollmann: “Se tu acha que eu tô errado, pode me punir”. Quem acompanha a política de Venâncio Aires sabe que Galo, que já foi do PDT, está muito perto de retornar ao partido.
O episódio de hoje, talvez, tenha sido a gota d’água para o vereador não mais esconder seu destino. Uma expulsão deixaria o caminho livre para a mudança. Caso contrário, ele terá que aguardar a janela de transferência, pois sair antes significaria perder o mandato. Agora, além de Tiago Quintana como presidente e Ruppentahl e Galo como secretários, a Mesa tem Benildo Soares (Republicanos) como vice-presidente.
Confira os projetos apreciados na sessão desta segunda-feira, 27
Projeto de Lei Complementar número 021, do Executivo: institui e autoriza a cobrança de contribuição de melhoria da obra a ser realizada na rua Armando Ruschel, trecho compreendido entre o fim da pavimentação até a rua Lauro Stein. Aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei Substitutivo número 002, ao Projeto de Lei número 098, do Executivo: estabelece o valor do aporte especial para o equacionamento do déficit atuarial em 35 anos, para o exercício 2022, com aplicação do Limite de Déficit Atuarial (LDA), nos termos do inciso III do art. 13, em observância ao § 1º do art. 13 combinados com o art. 15, todos constantes da Lei número 3.561, de 29 de setembro de 2005, fixa alíquota de contribuição patronal normal e estabelece a taxa de administração para cobertura das despesas administrativas do RPPS. Aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei número 112, do Executivo: autoriza a alteração do Plano Plurianual 2018-2021, da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021, do Anexo II da Lei Orçamentária Anual de 2021 e a abrir crédito especial por excesso de arrecadação. Aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei número 114, do Executivo: autoriza contratação temporária por excepcional interesse público. Aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei número 115, do Executivo: autoriza a alteração do Plano Plurianual 2018-2021, da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021, do Anexo II da Lei Orçamentária Anual de 2021 e abrir crédito especial por excesso de arrecadação. Aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei número 116, do Executivo: autoriza contratação temporária por excepcional interesse público. Aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei número 121, do Executivo: autoriza o Município a ressarcir despesas a hóspede oficial. Aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei número 036, do Legislativo: de autoria do vereador Gerson Ruppenthal (PDT), institui e declara o dia 15 de junho como Dia Municipal da Bocha. Aprovado por unanimidade.
Moção de Apelo número 156, do vereador Claudio Weschenfelder (PDT): endereçada à diretoria da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), para instalação de um quebra-molas, com 200 metros de tachões, em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Judas Tadeu, no bairro Grão-Pará (sentido interior-cidade). Aprovada por unanimidade.
Moção de Apoio número 157, do vereador André Puthin (MDB): encaminhada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a favor da Proposta de Emenda à Constituição número 35, de 2015, que altera o artigo 101 da Constituição Federal, para modificar a forma de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal. (Vistas André Puthin).
Requerimento número 079, do vereador Gerson Ruppenthal (PDT): solicita homenagem aos 50 anos de atividades do judô em Venâncio Aires, representado antigamente pela Academia Gloc e, hoje, pela Academia de Judô Marco Antônio. Aprovado por unanimidade.
Requerimento número 080, da vereadora Sandra Wagner (PSB): solicita homenagem a Edelvani Maria Blau Glier, vencedora da categoria ‘acolchoado’ na Etapa Estadual do 2º Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina do Rio Grande do Sul, promovida pela Emater/RS na 44ª Expointer. Aprovado por unanimidade.