Em reunião-jantar realizada na noite da terça-feira, 28, nas dependências da sede social do Posto Chama, membros do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) de Venâncio Aires comemoram os 38 anos de fundação da entidade. No ato, o presidente Dieter Knak apresentou quatro projetos que estão sendo desenvolvidos.
Um deles, o Piseg, onde os empresários podem doar até 5% do valor devido do ICMS à entidade, definindo para qual órgão da segurança pública eles desejam que o dinheiro seja encaminhado. Knak revelou que já possui empresas que aderiram ao Piseg e espera chegar aos R$ 100 mil em doações, até o fim deste ano.
Outro programa é o ‘Amigos do Consepro’. Nele, empresários e pessoas da comunidade podem doar valores à entidade. Quem se interessar recebe um boleto, no valor que deseja contribuir, mas sem ônus, caso deixe de fazer o depósito.
Knak também falou sobre o projeto ‘Força Empresarial’, onde o intuito é arrecadar R$ 160 mil para a aquisição de uma caminhonete para uso da Brigada Militar, na área rural; e o ‘Vigilância Colaborativa’, onde as pessoas podem espelhar suas câmeras de segurança com a central da Brigada Militar, a um custo baixíssimo. “São projetos que buscam dar maiores condições aos órgãos de segurança e, assim, trazer mais segurança a toda a comunidade”, explicou Knak.
Além dos membros da entidade, participaram da reunião-jantar o coronel Valmir José dos Reis, a capitão Michele da Silva Vargas, o tenente Leandro Altermann, os promotores Pedro Rui da Fontoura Porto e Fernano Buttini, a vice-prefeita Izaura Landin (representando o Executivo), o vereador Benildo Soares (representando a Câmara de Vereadores), o sargento Jair Garcia, da segurança pública municipal, e o empresário Alberto Kappel, que representou a Caciva.