Asuir Silberschlag: uma história de conquistas

-

Foram mais de 30 anos de dedicação de forma contínua, entrando na sede diariamente, visitando clientes, entregando jornais ou administrando as finanças. Depois disso, desde 2004, o sócio-proprietário da Folha do Mate, Asuir João Silberschlag, não trabalha diretamente no jornal, mas o legado deixado e o papel como leitor e mentor devem seguir por muitos anos ainda.

Com 76 anos, é conhecido como ‘Asuir da Folha do Mate’. Embora tenha participado de muitas outras frentes, como clubes de serviço e na política, ele reforça que foi o trabalho desenvolvido no jornal que o tornou mais conhecido entre a população venâncio-airense. “Pra mim é motivo de orgulho. Comecei como vendedor de assinaturas. Ia de porta em porta de bicicleta, foi assim que comecei a trilhar meu caminho e fiquei conhecido”, afirma.

A história da Folha do Mate começou em 1972. Asuir começou como funcionário em 1973 e, desde 1977, é sócio-proprietário. Junto com ele, o filho mais jovem, Ricardo Silberschlag, que desde 2001 é diretor administrativo, e o sobrinho Sérgio Klafke, que é diretor de Conteúdo e sócio desde 1983.

Dos seis funcionários no início, hoje a Folha do Mate conta com quase 50 profissionais. Ele destaca as muitas oportunidades que concedeu às pessoas que atuaram na equipe, muitas que evoluíram dentro da empresa e até hoje fazem parte do quadro de funcionários. “No início era tudo artesanal, hoje mudou muito com a tecnologia e muitos acompanharam as mudanças”, comenta.

Integrante do Rotary Club Venâncio Aires, ele afirma que a parceria com os companheiros de clube foi essencial para a realização das ações propostas. A confiança que conseguiu transmitir nos negócios também contribuiu para que conseguisse realizar as metas. “Consegui alcançar muitos objetivos porque as pessoas confiavam em mim, foi uma coisa que conquistei”, acrescenta.

Em 1997, Asuir começou a carreira política. Foi vereador em Venâncio Aires de 1997 a 2004. Foram muitas as conquistas dele também como vereador, como a aquisição do terreno onde hoje está o prédio próprio da Câmara de Vereadores, quando presidiu o Legislativo.

Parceria com a comunidade é marca da trajetória

A parceria com a comunidade sempre foi muito destacada na atuação do jornal. Asuir Silberschlag  reforça que o foco do veículo de comunicação para a divulgação de informações relevantes para a população sempre foi algo presente. Além disso, as ações de mobilização por uma causa sempre foram fortes.

No início dos anos 2000, o slogan que até então tinha o nome de ‘O jornal de Venâncio Aires’, deu espaço ao ‘Parceria com a comunidade’. Concomitante a isso, se fortaleceu a atuação da Folha do Mate na microrregião, principalmente nos municípios de Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde.

Antes disso, Asuir conta que tinha o apoio comercial muito forte em Santa Cruz do Sul. “Eu devo muito a Santa Cruz. Cheguei a ter 40% de faturamento do comercial de lá. As pessoas saíam daqui para fazer compras lá, porque não tinha muitas opções de loja em Venâncio. Foi uma parceria muito boa por muito tempo”, observa.

Asuir reforça que, por meio do jornal diversas ações foram encabeçadas, como auxílio para ampliação do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), para a construção do Corpo de Bombeiros e campanhas para auxiliar a população nos mais diferentes momentos de dificuldades. “Não fiz para mim. Sempre busquei evoluir e buscar melhorias para a comunidade”, completa.

“Tenho muito orgulho do que construímos e quero ajudar passando meu conhecimento para as pessoas.”
ASUIR SILBERSCHLAG
Sócio-proprietário da Folha do Mate

Leitor fiel

A leitura da Folha do Mate é compromisso diário de Asuir. Ele comenta que não tem o costume de ler tudo, como faz a esposa, Milita Silberschlag, mas não deixa de conferir os principais assuntos. “A Folha do Mate me acompanha de manhã cedo, na hora do café”, conta.

Além disso,  Asuir também faz parte da audiência do jornal por meio do site e redes sociais. Ouvinte fiel da Terra FM, também se informa muito por meio da rádio. A aquisição da Terra FM é motivo de orgulho para ele, que reforça que essa união deve fortalecer, crescer e contribuir para os venâncio-airenses ainda mais.

Leia mais:

Desde o nascimento, quadrigêmeos de Linha Sapé são pauta no jornal



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido