Tiago e Djonathan: amizade e música andam lado a lado

-

A música era encarada como uma brincadeira pelos amigos e colegas de aula Tiago Vinicius Bohn, 12 anos, e Djonathan Gabriel Petersen, 13 anos. Estudantes do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Cristiano Bencke, de Centro Linha Brasil, receberam o convite das professoras para se apresentarem juntos no festival de música da escola em 2017. “A gente estava sempre cantando na sala de aula, mas era uma brincadeira e nos sugeriram criar uma dupla. Como não tínhamos instrumentos, nosso amigo Jader Lahr tocou pra gente”, comenta Djonathan, que reside em Linha Saraiva com os pais Clairton e Daiane e o irmão Matheus.

Naquele ano, a dupla ficou em terceiro lugar no festival da escola e começou a ensaiar junto. Djonathan conta que foi incentivado pela família e, principalmente pelo tio César, que é cantor. “Sempre gostei de cantar. Aos 3 anos, participei de um programa de rádio e cantei uma música. Sempre me encantei pelo canto.” Foi então que ele adquiriu seu primeiro violão e ingressou nas aulas de música do professor Adriano Dattein.

Tiago e Djonathan levam a música como hobby e uma futura profissão (Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)

Os pais de Tiago e Djonathan são amigos e, com isso, os adolescentes se encontravam seguido. Tiago tinha uma gaita de brinquedo e, desde os 3 anos, já tinha ela como brinquedo favorito. Com 8 anos, começou a pesquisar notas musicais no YouTube e, com ajuda da mãe Aline, colou as notas musicais na gaita. “Era uma de brinquedo, mas dava certo”, relembra Tiago.

Após arriscar as primeiras canções na gaita, o avô do garoto, Alcione, que mora em Centro Linha Brasil, o presenteou com uma gaita profissional de 120 baixos. “Foi então que meus pais também me inscreveram nas aulas de música do professor Adriano e começamos a ensaiar”, cita.

Em 2018, Tiago e Djonathan já participaram do festival da escola com os seus instrumentos e conquistaram o segundo lugar. Tiago ficou responsável pela 2ª voz e a gaita e Djonathan com o violão e voz principal.

No ano seguinte, já com ensaios e aulas de música, faturaram o primeiro lugar e participaram da final na cidade, quando alcançaram o terceiro lugar na categoria. Desde então, os amigos começaram a levar a música como hobby e compromisso. Já se apresentaram na escola, nas festas de comunidades do interior, em terno de reis, Centro de Tradições Gaúchas (CTGs) e eventos particulares. “Nosso sonho é seguir carreira”, comentam os artistas.

Chapéu

A marca da dupla é um chapéu branco que acompanha-os em todas as apresentações. Na entrevista para a Folha do Mate, os meninos fizeram questão de estar trajados a rigor. “A gente canta de tudo, mas gostamos do sertanejo raiz e de música tradicionalista”, salienta Djonathan.

Ambos almejam aprender mais instrumentos e se aprimorarem cada vez mais no canto. “Nossos pais são nossos maiores incentivadores, eles nos acompanham em tudo”, comenta Tiago, filho de Aline e Gilvan, e irmão do Théo.

Desenhos

Além da música, Tiago Vinicius Bohn também se dedica a outra arte: os desenhos. Conforme a professora da Cristiano Bencke, que sugeriu a reportagem, Lisete Wagner, os desenhos são verdadeiras obras de arte. “É um dom. São desenhos maravilhosos”, complementa.

Além da música, Tiago Vinicius Bohn também se dedica a outra arte: os desenhos (Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)

Tiago destaca que, na pandemia, começou a buscar atividades para matar a saudade da sala de aula. “Sempre gostei de desenhar e comecei a me especializar em anime e mangá.” As inspirações são buscadas na internet. “Nem na hora do desenho a música fica de lado. Para me inspirar, ouço música.”

LEIA MAIS: Infográfico: a expansão do setor avícola em Venâncio Aires

Nas redes sociais da Folha do Mate, você pode conferir um vídeo da dupla cantando a música Telefone Mudo.

notícias rural Folha do Mate

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido