As agricultoras Vanderléia Maria Hickmann, 54 anos, de Linha Grão-Pará, e Célia Gollmann, 67 anos, de Centro Linha Brasil, decidiram se inscrever no Curso de Computação oferecido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) com o objetivo de usar o smartphone e a internet para se comunicar com a família e realizar tarefas simples pelas plataformas digitais.
Célia pretende sair do curso dominando as redes sociais para falar com os filhos e netos, e principalmente usar aplicativos de banco e da companhia de energia. “Tem muita coisa para aprender, eu logo me interessei. A gente consegue fazer muita coisa de casa”, cita a produtora rural.
A primeira turma do curso de informática para maiores de 50 anos tem 10 inscritos e iniciou na tarde de sexta-feira, 8. Serão 12 encontros, com duas horas de aula por dia. A parceria é entre o STR e a Cooperativa Sicredi. A formatura irá ocorrer no dia 17 de dezembro com entrega de certificados.
Na última semana, o STR foi beneficiado com R$ 10 mil do Fundo Social do Sicredi, o que possibilitou a compra dos notebooks. Para o presidente do STR, Claudio Fengler, é uma satisfação ofertar o curso para os associados. “Essa é nossa primeira turma desse projeto. As inscrições para a próxima turma em janeiro também já estão abertas”, frisa.
A gerente da Sicredi, Mara Frey salienta que é uma honra participar dessa ação em parceira com o STR. “Vamos auxiliar e nos colocamos à disposição para que tenhamos orientações de como utilizar o caixa eletrônico e o uso do aplicativo para transações bancárias”, enaltece.
A professora de Lajeado, Liane Inês Schwarzer, que também fala com os alunos em língua alemã, explica que o curso visa ensinar o uso do celular e computador. “Estou feliz em poder incluir eles no mundo digital, evitar que eles caiam em golpes e fraudes.”
“O curso irá ensinar a pagar contas, fazer serviços de casa, utilizar a carteira de trânsito digital, aplicativo da companhia de energia, uso de redes sociais e os cuidados com o uso da internet.”
LIANE SCHWARZER – Professora
“O curso é para valorizar nossos associados e auxiliar nas dificuldades em redes sociais, sites e aplicativos. É uma inserção do público com mais de 50 anos no meio digital.”
CLAUDIO FENGLER -Presidente do STR
LEIA MAIS: