Água é saúde, é vida!

-

A água é essencial para a vida e um componente primordial para a saúde. Ter acesso à água tratada é uma questão de saúde pública e um direito que precisa ser garantido para todas as pessoas. Foi justamente a preocupação em garantir água potável de qualidade que fez uma importante iniciativa nascer na região. Na última semana, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) assinou um termo de cooperação com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para dar início a um trabalho para reduzir os índices de flúor na água. O controle deste mineral é essencial para que não seja prejudicial à saúde dos dentes, principalmente em crianças.

Existem processos químicos que poderiam ser utilizados para a remoção dos sais minerais (como o fluoreto) em excesso, mas são considerados caros para a instalação e operação. Diante desta demanda, o secretário-adjunto de Obras e Habitação do Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, propôs que o Estado, por meio da Corsan, formalizasse esta parceria com a Unisc. Com esse convênio assinado, a instituição ampliará um projeto já existente e a Capital do Chimarrão será, futuramente, um dos municípios beneficiados. A consolidação deste trabalho evidencia, mais uma vez, o importante papel da universidade para o desenvolvimento regional.

Em reportagem publicada nesta edição, a Folha do Mate mostra que das 63 redes hídricas de Venâncio Aires, 13 estão em regiões com alto teor de flúor na água. Ou seja, 20% das redes hídricas são afetadas pelo problema identificado em poços artesianos. O levantamento mostra que os poços localizados nos distritos de Vila Palanque e Estância Nova são os que possuem os maiores índices. A química ouvida na reportagem explica que a concentração de fluoreto presente na água está relacionada com a formação rochosa da região. Além disso, quando se fala sobre flúor, é comum o entendimento equivocado de uma parcela da população. Se por um lado o excesso de flúor pode ser prejudicial, a falta dele também precisa ser considerada, pois o mineral é um importante agente inibidor da cárie. São informações que reforçam a importância de existir ações e projetos voltados à qualidade da água. Investir em saneamento é investir na vida e no desenvolvimento das nossas comunidades. É ter a consciência de que este é um dos maiores patrimônios do nosso planeta.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido