Neste sábado, 16, nas unidades de saúde do município acontece o Sábado Rosa, com programação especial voltada às mulheres. As ações de saúde acontecem das 8h às 16h, já as demais, ocorrem até o meio-dia. Conforme a vice-prefeita Izaura Landim, as atividades integram o cronograma do Outubro Rosa, dedicado à prevenção ao câncer e ao cuidado com a vida. Nos locais, serão ofertados procedimentos como coleta citopatológica de colo de útero, avaliação das mamas, solicitação de mamografias, teste rápido de Hepatite B, Sífilis e HIV, orientação sobre saúde e oficinas da beleza.
Neste ano, o Outubro Rosa ganhou forças no município, com o apoio do Executivo através do gabinete da vice-prefeita. Somando ações à campanha que a Liga Feminina de Combate ao Câncer promove todos os anos em Venâncio Aires, as atividades neste ano incluem palestras, distribuição de material de conscientização, realização de exames, atividades voltadas a autoestima feminina, como também campanhas de arrecadação de doações para a Liga Feminina. Ainda pela manhã, consultoras de beleza promovem oficinas de autoestima da mulher, divulgando produtos e a forma de usá-los.
Programa Tua Vida Melhor
Na unidade de saúde do bairro Gressler, vai acontecer também a transmissão do programa Tua Vida Melhor, do departamento de comunicação da Prefeitura. Das 9h30min às 10h30min, entrevistas e informações serão repassadas através do Facebook da Prefeitura e pela Rádio Venâncio Aires.
Dia D da multivacinação contra rubéola, sarampo e pólio
Neste sábado, 16, todos os postos de saúde que possuem salas de vacinação estarão promovendo o Dia D da vacinação contra rubéola, sarampo e pólio, das 8h às 16h. A campanha que iniciou no dia 1º em todo estado, segue até o dia 29 de outubro e busca imunizar crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo é colocar em dia as vacinas de rotina que estejam em atraso.
O alerta é para a baixa procura por essas vacinas, que podem fazer volta a circular doenças consideradas erradicadas, caso os índices de proteção não estejam elevados. Sarampo, rubéola e pólio são algumas das doenças que podem ser graves, inclusive com risco de morte, e que precisam de taxas de coberturas altas para o risco diminuir.
A orientação aos pais ou responsáveis é que levem as crianças ou adolescentes até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, com a carteira de vacinação, documento de identidade e cartão do SUS. Menores de 12 anos devem estar acompanhados de um responsável. No local, um profissional de saúde avaliará se há a necessidade de fazer ou colocar em dia alguma dose.
Postos de Venâncio que terão o Dia D
- Bairros: Estratégias de Saúde da Família (ESF) do Caic, Coronel Brito, Macedo, Santa Tecla, Tabalar, Gressler e Mariante.
- Centro: Unidades de Saúde do bairro Gressler, Santa Tecla e Central.
- Interior: Unidades de Saúde de Centro Linha Brasil, Vila Deodoro e Vila Santa Emília.
LEIA MAIS: