A Capital Nacional do Chimarrão ganhou, na noite de segunda-feira, 25, de forma oficial, um novo ‘filho’. Por iniciativa do vereador André Puthin (MDB), Dimas Jesus Ortega González, de 72 anos, foi agraciado com o título de Cidadão de Venâncio Aires. A entrega do certificado foi realizada na sessão da Câmara, justamente no Dia do Dentista, profissão tanto do homenageado quanto do autor da proposta.
Nilson Lehmen (MDB), que no momento ocupa a cadeira da legenda no Legislativo, participou da homenagem. A data para a entrega da distinção foi escolhida especialmente, pois o agraciado é um dos dentistas mais antigos em atividade no município. No seu pronunciamento, Dimas agradeceu a acolhida que ele e a família tiveram em Venâncio Aires e também ao vereador André Puthin por ter sido indicado.
Quem é
• Dimas Jesus Ortega González nasceu em Camoapa, na Nicarágua, no dia 24 de maio de 1949. Em dezembro de 1972, um terremoto de magnitude de 6,5 graus na Escala Richter abalou o país, causando a morte de cerca de sete mil pessoas.
• Com o episódio, os estudantes tiveram que sair do país para darem sequência nas suas trajetórias acadêmicas. O Brasil tinha convênio cultural com a Nicarágua e Dimas conseguiu uma vaga na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
• Chegou ao Brasil em janeiro de 1973. Uma das dificuldades que enfrentou foi o idioma. Em Santa Maria, conheceu Marisa Teresinha Etges, que também cursava Odontologia. Começaram um relacionamento e se casaram em dezembro de 1978. Dimas e Marisa têm quatro filhos: Enrique, Gustavo, Gabriel e Djulie.
• Ele iniciou suas atividades como dentista em Campo Erê (SC), onde atuou até maio de 1979, quando começou a trabalhar em Passo do Sobrado. Em 1980, trabalhou no STR de Venâncio, atendendo no interior e no trailer odontológico.
• Após 10 anos, se desligou do STR e passou a atender em seu consultório, no Centro, junto com sua esposa, como ortopedista funcional dos maxilares, com ênfase em dor buco-facial. Também tinha consultório particular em Passo do Sobrado, onde atuou até o ano de 2018, quando se aposentou.
Homenagem para Daiara
A sessão da Câmara de segunda-feira, 25, também reservou espaço para homenagem a Daiara Stein, venâncio-airense que ficou com o segundo lugar no concurso Miss Latina América Del Mundo, que foi realizado na República Dominicana. A proposição foi assinada por todos os 15 vereadores.