A necessidade de mudanças no trevo de Mato Leitão, junto da RSC-453, foi tema de manifestação de vereadores. Foi destacada a necessidade de melhorias para facilitar o acesso para Linha Conceição, de veículos de grande porte. Foi proposta, inclusive, e autorizada pelo presidente da Câmara de Vereadores, a criação de uma comissão para tratar do tema. O assunto foi debatido na sessão de terça-feira, dia 26.
Ao autorizar a criação da comissão, o presidente do Legislativo, Osmar Renê Bick (PSDB), destacou que será solicitado que uma equipe de engenharia da Prefeitura de Mato Leitão crie um esboço das melhorias que necessitam ser feitas no trevo para serem apresentadas à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), em Porto Alegre. A intenção é de que a comissão leve o projeto para a presidência da estatal.
Linha Conceição
Sobre o trevo, Volnei André Hochscheidt (Progressistas) sugere que a ligação para caminhões da RSC-453 com Linha Conceição, seja providenciada, por meio Prefeitura, a partir de uma antiga via de chão batido, que tem início próximo da Vila Kroth.
A partir disso, o vereador tucano Emerson Luis Kirch já reforçou que a via, por não ser municipalizada, necessita de desapropriação, e que dessa forma poderia impedir o investimento. Porém, caso o projeto seja viável, Hochscheidt lembra que resolveria também a dificuldade de acesso ao frigorifico existente naquela comunidade durante os períodos de cheias.
Estradas
A partir de novembro serão intensificados os serviços de melhorias das estradas do interior de Mato Leitão, com limpeza das valetas. O anúncio foi feito pelo vereador Luciano Vargas (MDB), a partir de contato com o prefeito em exercício, Arly Stöhr, o Flecha (PDT). O mesmo vereador apresentou indicação ao Executivo para que proceda a limpeza e retirada de entulhos em terreno localizado na Vila Dresch. Ele também sugere que seja colocada placa para inibir novos descartes de resíduos no local.
Projetos
Também foi aprovado projeto de lei que destina R$ 44,9 mil ao Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde, por meio da Rede Bem Cuidar. Na Cidade das Orquídeas, a verba será aplicada especificamente na Atenção Básica, em pagamento de material de consumo, pessoas e outros serviços de terceiros. Outro projeto aprovado pelos vereadores abre crédito de R$ 177,9 mil na área da Educação para pagamentos de material de consumo e serviços de terceiros.