Famílias investem em estruturas para captação de água da chuva

-

Em dias chuvosos, o volume de água chega, muitas vezes, a criar acúmulo nas ruas. As calhas das residências são essenciais para dar vazão. Um líquido precioso e que faz falta, principalmente, nos meses de verão.

Pensando nisso, muitas famílias investem em estruturas para aproveitar a água da chuva para outros fins. É o caso da professora Janete Maria Kroth Fröhlich, 54 anos, e do aposentado Plínio Luís Fröhlich, 56 anos.

Moradores de Vila Santa Emília há dois anos, quando eles construíram a residência, já fizeram dois reservatórios para captação de água da chuva, de três e dois mil litros. Um deles é utilizado para abastecer a pia do banheiro e a descarga do vaso sanitário, e o outro para utilização da água para limpeza em geral e para a horta. A família planta hortaliças, aipim, batata e outros legumes para consumo próprio. “No ano passado, com toda a seca que deu, a o reservatório maior só secou uma semana”, conta Janete.

A água da calha é toda captada e direcionada para as caixas d’água. Janete e Plínio priorizam a preservação do meio ambiente não somente na questão do reaproveitamento da água, mas nas ações do dia a dia de maneira geral. “Procuramos causar o menor impacto possível no meio ambiente. Reaproveitamos água, não usamos agrotóxico na horta, separamos nosso lixo para reciclagem e usamos sacola retornável. Se cada um fizer sua parte, ajuda muito”, complementa Plínio.

Professora de Educação Infantil, Janete diz que também procura trabalhar a questão da consciência ambiental com os alunos desde cedo. “A gente sempre pensa que, se não ajudar na preservação da água, vai terminar, então fazemos a nossa parte”, comenta.

A intenção do casal é instalar mais dois reservatórios para auxiliar de forma mais prática na horta e para as galinhas.

Economia e preservação do meio ambiente

Na casa dos empreendedores Bruno Uhry e Melise de Almeida, a necessidade de criar um reservatório para captação da água da chuva surgiu, principalmente, por ver a quantidade de água desperdiçada a cada limpeza da piscina. Com a necessidade de aspirar a sujeira, se perde um volume considerável de água. Para auxiliar nesse processo, Uhry criou um sistema para coletar a água da chuva e reabastecer a piscina.

Foi feita uma estrutura simples, composta por canos acoplados na calha, para que a água já vá diretamente para a piscina depois de abrir o registro. A estimativa é que tenha reduzido 40% do valor gasto com saneamento. “Eu reduzi quase a metade do consumo de água só com isso. E o investimento foi baixo, vale a pena”, comenta o morador do bairro Coronel Brito.

No verão do ano passado, o empresário decidiu fazer um novo reservatório, dessa vez para aproveitar a calha de um quiosque que fica nos fundos da casa da família. Ele instalou dois tambores reutilizáveis de 250 litros cada, com ligação para a calha. A água coletada é utilizada para a limpeza geral externa da residência, bem como para a horta e grama.

OUTRAS AÇÕES

Além disso, a família também conta com uma composteira e energia solar, iniciativas que devem auxiliar também na redução do Imposto Sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU). Pelas ações que geram desconto pelo programa IPTU Verde, a maioria delas a família já se enquadra, já que a casa tem árvores frutíferas e captação de água da chuva. “Não temos ainda arborização na calçada, mas quero colocar”, diz.

Uhry fez dois reservatórios de 250 litros para captação de água da chuva (Foto: Cassiane Rodrigues)

Leia mais:

Período de matrículas e rematrículas inicia em novembro



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido