Os apenados que estudam no Núcelo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) retornaram às aulas no mês passado. Segundo a assessoria de comunicação da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (8ª DPR), as turmas são compostas por cerca de 15 alunos para possibilitar o distanciamento e manter os medidas de segurança contra a Covid-19.
Atualmente, a escola da Peva tem 17 alunos no anos iniciais (1º ao 5º ano do ensino fundamental), 54 alunos nos anos finais (6º ao 9º ano do ensino fundamental) e 54 alunos do ensino médio.
Além das turmas da Peva, existem as descentralizadas no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, que contam com 64 alunos, e no Presídio Estadual de Encruzilhada do Sul, que possuem seis alunos.
Os primeiros conteúdos que foram retomados nas aulas presencias foram referentes as provas do Enceja, que ocorreram também no mês de outubro, com a participação de 112 privados de liberdade.
Durante o ano de 2020, e até o momento da retomada das aulas presencias, em função da pandemia, para não suspender as atividades da escola, foi adotada a modalidade de ensino remoto nos presídios. Os apenados alunos da escola recebiam os conteúdos impressos semanalmente, realizavam as tarefas e retornavam aos professores para correção e acompanhamento do desenvolvimento de cada pessoa.
Em todas as unidades prisionais, os registros das atividades são encaminhados regularmente à respectiva Vara de Execução Criminal Regional para fins de remição da pena de cada uma das pessoas presas, que fazem parte do programa educacional.
Atualmente, a Peva tem uma massa carcerária de aproximadamente 600 apenados, sendo que 123 participam das aulas do Neeja.