Nas próximas semanas, é possível que os venâncio-airenses já tenham um local específico para levar determinados materiais e resíduos. Estão em fase de conclusão os chamados ecoponto e ecopoda, que ficarão dentro da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), no bairro Aviação.
É lá que haverá um espaço adequado para receber vidro, óleos, pneus, eletrônicos (como celulares, TVs, computadores e pilhas), além de móveis e galhos, entre outros itens que mais geram volume. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Nelsoir Battisti, o espaço será coberto e deve ser finalizado em breve.
“Será um local adequado para a própria comunidade levar os itens. Trocou de TV? Comprou outro roupeiro? Então lá será o local correto para o que não for mais usado. Isso vale para os galhos. Até então muitas pessoas colocavam os itens na calçada ou do lado de contêineres. Com o ecoponto e ecopoda a ideia é que isso não aconteça mais.”
Battisti explica ainda que, para os móveis que forem levados no ecoponto, posteriormente haverá uma avaliação. “Teremos parcerias para reformas, aproveitamento de peças ou para doações a famílias carentes do ainda pode ser usado.” Assim que as estruturas entrarem em funcionamento, haverá um operário para receber os itens de segunda a sexta, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h.
Ecopoda
Hoje, uma das maiores demandas da equipe do Meio Ambiente é com os galhos de árvores. Nelsoir Battisti diz que o trabalho de recolhimento vai seguir em paralelo ao ecoponto, mas em 2022, o objetivo é ampliar esse espaço e ter um ecopoda em cada bairro da cidade.