Agentes da 2ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul, com apoio do Grupo de Intervenção Regional (GIR-8) da 8ª Delegacia Penitenciária Regional fizeram uma revista pontual em quatro celas da galeria D da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). A ação foi na manhã da quinta-feira, 11.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em celas específicas, em um trabalho que durou cerca de duas horas. Participaram cerca de 40 servidores entre operadores do GIR-8, policiais civis e o efetivo da unidade prisional.
Ao comentar a ação, a delegada Samantha Longo que as revistas serão periódicas. “Temos como objetivo, junto a todos os presídios da região, realizar de forma periódica revistas pontuais e gerais com o GIR-8 e com os servidores das próprias unidades, para manutenção da segurança já imposta. E, também, propor integração e auxiliar as demais instituições de segurança”, destacou a delegada.
O resultado da intervenção não foi informado pela Susepe, mas se sabe que tem relação com um trabalho da 2ª DP, que investiga uma quadrilha que aplica o golpe do nudez de dentro das casas prisionais.
Cinco mulheres, moradoras de Santa Cruz e que têm relação com presidiários, foram presas e seis apenados tiveram a prisão preventiva decretada.