Até o fim deste ano começam a ser feitas algumas alterações no trânsito de Venâncio Aires. Uma delas é a instalação de uma nova sinaleira, na área central da cidade, onde também serão feitos ajustes em um determinado perímetro. A criação de mão única na rua Barão do Triunfo é uma das mudanças previstas. “Faremos testes, tudo para melhorar o fluxo”, explicou o secretário de Planejamento, Gustavo Von Helden.
Venâncio tem cerca de 72 mil habitantes e quase 50 mil veículos em circulação. Nas ruas, isso representa grande fluxo e consequentemente, alguns dissabores no trânsito. Não raro acontecem acidentes e os pontos mais vulneráveis foram mapeados e receberam ajustes.
Dois exemplos eram os cruzamentos da rua Júlio de Castilhos com a Jacob Becker e a Armando Ruschel. O Departamento de Trânsito fez estudos e instalou rótulas nestes dois pontos, praticamente zerando a incidência de acidentes nestes locais.
Mas há outros cruzamentos que aguardam uma solução. O principal é a esquina das ruas Tiradentes e 15 de Novembro. Em horários de pico se formam longas filas, pois os condutores têm a opção de seguir reto ou dobrar à esquerda ou à direita. Von Helden disse que uma solução é avaliada. ” Nesse primeiro momento não faremos nada, mas estamos estudando uma alternativa para aquele ponto que é um dos maiores gargalos do município”.
Sinaleira
A instalação de uma sinaleira na esquina do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) foi aprovada pelos membros do Conselho Municipal de Trânsito (Comtran). A intenção é melhorar o trânsito naquele cruzamento, onde, além da casa de saúde, há o prédio da Unimed e o colégio Bom Jesus, entre outros estabelecimentos comerciais.
Para o empresário Édson Bayard dos Santos, que tem uma farmácia no prédio da Unimed, o problema para os frequentes acidentes, além do movimento no cruzamento das ruas Tiradentes e Jacob Becker, são as árvores plantadas na calçada, em frente ao Hospital São Sebastião Mártir. “Por conta, já fiz uma poda, para auxiliar no trânsito, mas mesmo assim a visão de quem chega na esquina é prejudicada”, observa.
Lefa, como é conhecido, também opinou sobre a sinaleira que será instalada naquele cruzamento. “Pra mim vai ser uma boa, mas penso no geral. Esta sinaleira vai trancar o trânsito na Osvaldo Aranha. Isso não é uma crítica aos administradores, é uma constatação, pois o que mais quero é que tudo dê certo e que funcione na minha cidade”.
“As alterações que serão implantadas, algumas como teste, foram aprovadas pelo Comtran.”
GUSTAVO VON HELDEN – Secretário de Planejamento
Mão única
Outra alteração que foi aprovada pelo Comtran é a instalação e mudança de perímetro das mãos únicas no quadrante compreendido entre as ruas Tiradentes e Júlio de Castilhos, e 13 de Maio e Barão do Triunfo. “Faremos testes para ver qual a melhor solução a ser adotada”, observou o secretário de Planejamento.
Von Helden revela que as ruas 13 de Maio e Duque de Caxias seguem como estão, no perímetro determinado. Já a Conde D’Eu será mão única no sentido leste-oeste, ou seja, da Tiradentes para a Júlio de Castilhos.
A Travessa Rufino Pereira inverterá o sentido que existe hoje, passando a ser mão única no sentido Osvaldo Aranha-Tiradentes. A Travessa Pastor Menzel também inverterá o sentido, passando a ser mão única no sentido Tiradentes Osvaldo Aranha. A Voluntários da Pátria segue mão dupla.
Outra alteração é na Barão do Triunfo, que passará a ser mão única no sentido Júlio de Castilhos-Tiradentes. De acordo com o sargento Jair Garcia, coordenador do Departamento de Trânsito, as alterações começam a ser feitas no fim do mês de dezembro.