A parte evangélica do cemitério Municipal de Venâncio Aires passou por uma atualização no último ano. O objetivo foi organizar o mapa do local, com arquivamento de fotos e imagens e digitalização dos dados de todas as pessoas sepultadas.
Foi a pastora Rosângela Hessel, junto com integrantes da Juventude Evangélica, que esteve à frente do projeto. Para a pastora, o trabalho remete à preservação da história e da cultura. “Os túmulos mais antigos são verdadeiras obras de arte. Todos eles foram talhados em pedra grês, em trabalho de artista. Hoje, já não há mais profissionais que atuam nesta área. Como fonte de história, lá estão sepultadas pessoas que deram nomes às ruas de nossa cidade, escola e praça. Quantas histórias bonitas e significativas e, enquanto comunidade evangélica, queremos continuar preservando.”
Conforme a pastora, há outros 18 cemitérios em Venâncio onde estão enterrados luteranos. “Se outra comunidade se sentir motivada a fazer esse trabalho, o nosso poderá servir como exemplo.”
Mapa
De acordo com a pesquisa, na parte evangélica do cemitério Municipal estão sepultados 596 homens, 465 mulheres, 64 meninos e 18 meninas. Há, ao todo, 1.143 pessoas enterradas, em 550 sepulturas e 91 jazigos.
Uma placa com essas informações foi colocada na entrada do cemitério e nela consta um pedido: que a comunidade ajude a atualizar as informações e, caso se perceba algum erro, que seja comunicado na secretaria da Comunidade Evangélica. A ideia é fazer uma nova atualização até novembro de 2022.