A safra mais cara do século

O aumento nos custos de produção pautou uma audiência nessa segunda-feira, 22, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag/RS), em Porto Alegre.
Parlamentares, lideranças do setor e técnicos alertaram para os riscos que ameaçam a próxima safra no país e também foi sinalizada a possibilidade de protestos em todo o estado. Conforme o deputado Heitor Schuch (PSB/RS), os dados indicam que a safra 2021/22 deverá ser a mais cara do século. “A situação é crítica. Se nada for feito haverá uma debandada de produtores e vai faltar comida no Brasil. Não há como produzir nessas condições, a conta não fecha”, disse o parlamentar. Além do temor com o desabastecimento, outra preocupação das lideranças é com o endividamento no setor agropecuário.

Comissões da Fenachim 2022 serão apresentadas nesta quinta-feira

Serão apresentadas, na quinta-feira, 25, as comissões que estarão à frente da organização da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que ocorrerá de 5 a 8 e de 11 a 15 de maio de 2022. Autoridades, convidados e imprensa serão recepcionados no Galpão Morada Velha, no Parque Municipal do Chimarrão, para a apresentação dos nomes.
Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, o grupo de trabalho que se integra ao prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, e ao presidente da Fenachim 2022, Vilmar de Oliveira, será oficialmente apresentado, mas dezenas de pessoas já estão trabalhando na organização da festa, com captação de recursos e confirmação de atrações. “Na quinta-feira, serão divulgados também o plano de comercialização dos espaços empresariais dentro do parque, os primeiros patrocinadores já definidos e a música-tema da festa, que foi repaginada”, adianta a organização da festa.
O evento será transmitido, ao vivo, pela página no Facebook da festa e da Prefeitura, e contará com a presença das soberanas, a rainha Veridiana Röhsler e as princesas Lavínia Giehl e Alexandra Keller.

Por falar em Fenachim…

Está agendada para domingo, 28, a fundação da Associação das Soberanas da Festa Nacional do Chimarrão. O evento virtual, às 19h, também vai marcar a posse da primeira diretoria, que terá como presidente a princesa da 11ª Fenachim, Fernanda Landim. Além de integrar e representar as soberanas de todas as edições da festa, o objetivo da entidade é promover ações sociais e culturais e também auxiliar e promover a Fenachim.

Decoração de Natal

Foto: Divulgação/ Gabinete da Primeira-dama

A ornamentação para o Natal segue em Venâncio Aires. Um dos locais que já recebeu atenção especial foi a Avenida Ruperti Filho. Com a iluminação LED instalada há poucos dias, em quadras da Avenida, a decoração ganha ainda mais destaque no turno da noite, valorizando os passeios das família que gostam de prestigiar o clima natalino das ruas. A equipe liderada pela primeira-dama Janete da Rosa (foto) segue nos trabalhos para deixar a cidade pronta para o lançamento oficial da programação de Natal, agendado para o dia 10 de dezembro, às 21h, na Travessa São Sebastião Mártir, com a chegada do Papai Noel.

 

 

Mate curto…

• A tradição é americana, porém, nos últimos anos, a Black Friday passou a integrar as campanhas dos lojistas brasileiros, tanto na internet quanto em lojas físicas. Em Venâncio Aires, diversas lojas prepararam promoções especiais para essa semana. É um movimento importante e que antecipa a data mais aguardada para as vendas no ano, o Natal.

• A noite é de prêmio Preferência Real. Ao todo, 97 empresas e profissionais serão agraciados em solenidade agendada para as 20h30min. A lista oficial você confere nesta noite, no site folhadomate.com.

Anote aí!

Amanhã, 24, a partir das 18h30min, ocorre o lançamento do e-book ‘Vivências e Interação Jovem numa Educação Antirracista’. A produção, que tem contrapartida cultural da Lei Aldir Blanc, faz um apanhado do trabalho realizado pela Associação Négo de 2016 a 2020, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, União dos Estudantes de Venâncio Aires (Uesva), Folha do Mate e outros parceiros. A publicação registra os eventos realizados e objetivos traçados por meio do projeto Bate-papo Pilhado Afro. O ato de lançamento ocorrerá no auditório da Folha do Mate.

 



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido