A sessão ordinária do Legislativo, realizada na terça-feira, 23, foi marcada pelo encaminhamento de seis indicações para o Executivo. Cinco delas foram feitas pelo vereador Leonardo Freitas Alves (Progressistas), já a outra é de autoria do parlamentar José Eliseu Rodrigues da Silva, o Zeca Rodrigues (PDT).
Alves apresentou como iniciativa a possibilidade de a Prefeitura estudar a redução em 50% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de casas onde a estrada não tem asfalto nem calçamento. Ele também indicou que a Secretaria de Obras, Viação e Trânsito faça reparos na entrada do Loteamento Amizade, no interior de Mato Leitão.
O vereador ainda sugeriu que a Administração da Cidade das Orquídeas inclua a Semana Municipal da Juventude, cujo dia é celebrado em 12 de agosto, no Calendário de Eventos. O parlamentar também apresentou uma indicação para que a Prefeitura estude a possibilidade de contratar um monitor de ônibus escolar para atuar nos horários de transporte, assim que as restrições da pandemia da Covid-19 terminarem.
Outra indicação feita por Alves diz respeito a uma alteração na escrita de placa localizada na esquina da comunidade São João, no interior. De acordo com ele, moradores reivindicam que seja feita uma mudança do termo Venâncio Aires por Santa Emília. Isso porque muitos motoristas que utilizam o trajeto acreditam que por aquela via chegarão ao perímetro urbano da Capital Nacional do Chimarrão, quando na verdade a estrada tem como destino Vila Santa Emília, no interior do município vizinho.
Letreiro turístico
A indicação do vereador Zeca Rodrigues é para que o Executivo providencie a criação e a instalação de um letreiro turístico junto à Praça Matriz Santa Inês ou em algum outro ponto que julgar mais apropriado. A sugestão do parlamentar é que seja escrito ‘Mato Leitão’, ‘Eu amo Mato Leitão’ ou ‘Mato Leitão – Cidade das Orquídeas.’ Ele destaca que a iniciativa tem como objetivo criar mais um atrativo turístico para divulgar o nome do município.
Outras demandas
Na sessão de terça-feira, 23, o vereador Leonardo Freitas Alves também protocolou três pedidos de informação, que foram aprovados e serão encaminhados ao Executivo. Um deles é sobre a dívida ativa em Mato Leitão, pelo qual questionou se ela existe, o valor atual, quantos cidadãos têm débitos em atraso com a Prefeitura e que o está sendo feito para estimular que aconteça o pagamento desses valores.
A outra solicitação corresponde a questionamentos sobre o IPTU. No documento, Alves busca informações sobre quantas residências pagam esse imposto, quantas delas não têm rua asfaltada ou com calçamento e o valor anual arrecadado com o IPTU. O vereador também encaminhou dúvidas sobre a quantidade de empréstimos e/ou financiamentos que a Prefeitura tem, valores e prazo para pagamento deles.
O vereador do Progressistas ainda protocolou um requerimento para que a Administração faça uma avaliação e tome providências urgentes a respeito de várias situações de falta de iluminação pública em postes instalados no município.