Seis venâncio-airenses integraram o grupo de 107 formandos da Brigada Militar, em cerimônia realizada na quinta-feira, 18, em Rio Pardo. Talissa Alana Kerkhoff Penk, Jonatha Matheus Treib, Eliana de Araújo Hertz, Bruna Dornelles, Émerson da Costa Ferreira e Gabriel Fischer foram diplomados na solenidade e passam a fazer parte do efetivo da segurança pública estadual.
A data da cerimônia marcou os 184 anos da Brigada Militar, que incluiu em suas fileiras 865 soldados. Neste mesmo dia ocorreram solenidades simultâneas de formatura do Curso Básico de Formação da Polícia Militar (CBFPM) em Porto Alegre, Montenegro, Osório, Santa Maria, Rio Pardo e Santa Rosa.
O dia foi histórico para a estudante de Direito Talissa Alana Kerkhoff Penk, 25 anos. Desde o Ensino Médio, a venâncio-airense pensava em fazer um concurso público para a área policial. Ela já tinha feito estágio na 3ª Companhia da Brigada Militar, com sede em Venâncio Aires, e quando descobriu que seria aberto um concurso para esta área, não pensou duas vezes. Em 2017, ela realizou o concurso, na expectativa de realizar este sonho. “Aos poucos, fui sendo aprovada em todas as etapas do concurso e foi então que percebi que era para ser assim”, recorda a moradora do bairro Aviação.
Contudo, foi preciso esperar por mais três anos para ingressar no curso de preparação da Brigada Militar, em Rio Pardo. Há oito meses, Talissa foi chamada para viver uma nova experiência na área policial e deixou o estágio no Ministério Público de Venâncio Aires para se dedicar ao treinamento. Para ela, o maior desafio durante a jornada foi ficar longe da família e passar pela experiência de morar sozinha.
“Em vários momentos pensei em desistir, achei que isso não era para mim e que eu não teria capacidade para enfrentar os desafios do curso”, relembra, quando se refere à rotina de preparação, que durava de 12 a 15 horas de aulas ao dia. Ela acredita que a coragem para seguir em frente veio do apoio da família. “Eles foram essenciais na minha caminhada. Sem o incentivo dos meus familiares eu não teria conseguido”, enfatiza. Além dos seis venâncio-airenses, também participaram da formatura, em Rio Pardo, Leandro Melo Pfeifer, de Mato Leitão e Cristiane Linck, de Vale Verde.
Dedicação aos estudos
• Desde que ingressou no curso de Direito, na Univates, Talissa nunca parou de estudar. “Não estudava especificamente para a Brigada Militar, mas acredito que os estudos contínuos para outros concursos públicos contribuíram para a minha aprovação”, observa.
• Para realizar este objetivo, Talissa teve que abdicar de muitas coisas, inclusive dos momentos de lazer com os amigos e a família, nos fins de semana. Uma escolha que hoje ela observa que valeu muito a pena.
• “Poder fazer o bem para as pessoas e perceber o olhar de gratidão do outro é o que mais me encanta na profissão. A receptividade e a admiração das crianças também é muito gratificante. Toda vez que estou de serviço na rua, elas vêm me cumprimentar e pedem para tirar fotos”, conta a profissional.
Saiba mais
- Iniciado em março deste ano, o curso formou 649 homens e 216 mulheres.
- Foram 1.730 horas de conteúdos como identidade corporativa, legislação aplicada à função, comunicação operacional, defesa pessoal, direito administrativo, decisão de tiro, direito penal, direito constitucional, história da Brigada Militar e direitos humanos entre outras disciplinas teóricas e práticas, além do estágio supervisionado.
- Em função da pandemia, as turmas foram reduzidas, com no máximo 20 alunos por sala de aula, sendo obedecidos os protocolos sanitários definidos pelo Governo do Estado.
- O ingresso desses novos servidores na corporação dá continuidade ao cronograma de chamamento apresentado pelo Governo do Estado a fim de assegurar a reposição planejada de efetivo nas instituições de segurança pública, no escopo do programa RS Seguro.
- Os municípios de lotação dos novos policiais miliares ainda não foram divulgados.
LEIA MAIS: