Com o projeto da UTI Neonatal por enquanto em ‘stand by’, a associação que mantém viva a campanha ‘Envolva-se’ decidiu dividir seu apoio em benefício de outro projeto destinado às crianças que podem precisar de atendimento intensivo no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).
Há alguns dias, uma decisão unânime da diretoria que forma a Associação pró-UTI Neonatal, aprovou o repasse de R$ 21.581,96 para custear o projeto de construção da UTI Pediátrica de Venâncio Aires. Essa articulação entre hospital e associação foi um dos últimos atos de Luciano Spies como presidente da casa de saúde.
Segundo ele, o Estado se comprometeu a custear a implantação da UTI, com as obras, equipamentos e futuros salários. Mas, para isso, exigiu a apresentação de um projeto de construção, o qual foi feito pelo mesmo engenheiro responsável por outras obras no HSSM. “Para não onerar o hospital, fizemos essa interlocução com a Cristiane [Wickert, presidente da associação], para que pudessem participar do projeto. Como tinham dinheiro em caixa, a ideia era que apoiassem a UTI Pediátrica, fazendo a compra desse serviço.”
Ainda conforme Spies, a associação pode ajudar muito o hospital em relação à UTI Pediátrica. “Sabemos que a Neonatal será mais difícil para abrir em Venâncio a curto prazo, até pelas unidades que estão previstas em Santa Cruz e Lajeado. A associação sabe da importância da Pediátrica, então dividiu esse apoio. Agora o projeto já está com o Governo do Estado para avaliação.”
Campanha segue
Mesmo que a pediatria seja a prioridade, a ideia de uma UTI Neonatal não ficará de lado e os recursos levantados desde o lançamento da campanha ‘Envolva-se’, no fim de 2018, seguem guardados. No caixa da Associação pró-UTI Neonatal, ainda há cerca de R$ 80 mil, resultado de doações da comunidade.
Segundo a presidente da associação, Cristiane Wickert, agora os esforços se direcionam para a outra unidade. “É uma honra dar continuidade e agora a campanha se direciona para a UTI Pediátrica. Ficamos felizes, de uma forma ou de outra, e por isso ela continua. Tudo ao seu tempo e temos esperança de que um dia o projeto da Neonatal aconteça e também tenhamos esse sonho realizado.”
Cristiane revela que um dos objetivos para continuar arrecadando recursos e ajudar no projeto da pediatria é utilizar um espaço dentro do Parque do Chimarrão, durante a Fenachim 2022. “Ainda precisamos definir isso, mas a ideia é tentar vender aqueles itens feitos anteriormente, à época da campanha da Neonatal. Ou ainda um jantar temático. São ideias para mobilizar a comunidade a abraçar esse outro projeto.”
Na Fenachim de 2019, por exemplo, houve um espaço no Chimarródromo para comercialização de produtos. No mesmo ano, a arrecadação de jantares temáticos na festa, além das promoções de clubes de serviço, também contribuíram para as doações.