Depois de dois anos, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata voltou a realizar o seu tradicional rodeio crioulo no Parque Municipal das Orquídeas, em Vila Santo Antônio. O resultado não poderia ter sido melhor.
Segundo o patrão da entidade, Renato Dameda, a estimativa é que cerca de 1,8 mil pessoas tenham prestigiado a 14ª edição do evento, no sábado e domingo, dias 4 e 5. “Os números são parecidos ao do rodeio de 2019, antes da pandemia. A parceria com a Prefeitura também foi fundamental nesse sucesso”, destacou. Além das competições na pista de laço, o rodeio contou com outras atrações, como apresentação de gineteada e fandango.
Dameda ainda estima que mais de 300 laçadores disputaram as competições campeiras. Entidades tradicionalistas de vários municípios dos vales do Rio Pardo, Taquari e Caí, e até de Soledade, estiveram representadas no 14º Rodeio Crioulo Estadual do CTG Querência da Mata. “Foi resultado de um trabalho de várias semanas preparando o rodeio. A ‘cidade de lona’ começou a se formar ainda na sexta-feira”, observou Dameda.
Durante a abertura oficial do evento, realizada no fim da tarde do sábado, 4, o prefeito Carlos Bohn falou sobre a retomada das atividades tradicionalistas após a interrupção por causa da pandemia de Covid-19. “É um orgulho pra nós recebermos esse grande público”, ressaltou Bohn. “O parque está muito bem estruturado para acolher a todos. É muito gratificante ver famílias e crianças neste evento”, acrescentou o patrão do CTG Querência da Mata.
Presenças no rodeio
Também participaram da solenidade a coordenadora da 24ª Região Tradicionalista (RT), Luce Carmen da Rosa Mayer; a conselheira do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Kelen Dewes; o vereador de Venâncio Aires, Clécio Espíndola, o Galo (PTB); o vice-prefeito Arly Stöhr, o Flecha; o presidente do Legislativo de Mato Leitão, Osmar Renê Bick, e os vereadores de Mato Leitão Emerson Kirch (PSDB), Luciano Vargas (MDB), Clair Konrad (Progressistas), Rony Stöhr (PSDB) e Marcela Machry (PDT), além o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Machry, e da coordenadora cultural da Secretaria de Educação, Inês Kroth. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura)
“O sentimento é de dever cumprido. Após tanto tempo sem atividades, os sócios do Querência da Mata mostraram, novamente, união em um trabalho voluntário para concretizar esse grande evento.”
RENATO DAMEDA – Patrão do CTG Querência da Mata
Comenda
• O patrão do CTG Querência da Mata, Renato Dameda, receberá a Comenda João de Barro, em reconhecimento aos relevantes serviços em favor do tradicionalismo gaúcho. A homenagem ocorrerá em evento festivo no dia 14 de dezembro, no município de Arroio do Meio.