A última semana terminou de forma intensa dentro do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). A instituição passou por dois dias de avaliação e, se houver aprovação, ela significará um certificado que ateste a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde, a chamada acreditação.
Embora a resposta final possa levar algumas semanas para chegar, algumas impressões já foram passadas. “Os avaliadores sinalizaram pontos positivos, como o fato de ter estudo de viabilidade para os projetos, planejamento estratégico alinhado, envolvimento da diretoria e comprometimento de todos os funcionários. Também destacaram a Engenharia Clínica e a questão de ter um plano terapêutico para pacientes internados”, revelou o administrador do HSSM, Luís Fernando Siqueira.
Ainda conforme Siqueira, também já houve apontamentos para oportunidades de melhorias no hospital e a expectativa segue positiva. “Nosso sentimento, frente a outros hospitais que também passaram pelo mesmo processo, é que continuamos com uma expectativa que seja positivo o desfecho, que a gente consiga essa acreditação.”
Para conseguir o certificado, o hospital precisa comprovar padrões definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Segundo Luís Fernando Siqueira, a entidade fará recesso no fim do ano e a volta está prevista para janeiro, o que passaria dos 30 dias estipulados para envio do resultado. Por isso, o administrador acredita que a resposta possa vir na semana do dia 20 de dezembro, ainda antes do Natal.