A consciência ambiental é assunto em diferentes espaços. Na educação, é muito presente e necessária. Para estudantes de Venâncio Aires, foi base para a criação de um projeto premiado em âmbito estadual. Alunas de Ensino Médio do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires ficaram em primeiro lugar na disputa do Desafio Inovathon, da 2ª Jornada Empreendedora, concurso realizado com equipes de todos os polos do IFSul do Rio Grande do Sul.
As jovens Juliana da Rosa Weber, 18 anos, e Isabela Schorna, 19, alcançaram a primeira colocação com o projeto Brownie Sustentável, uma opção de produto com embalagem reutilizável e alimento com baixa adição de açúcar. Elas são formandas de Refrigeração e Climatização e concluem o curso em abril de 2022.
Na disputa, as meninas contaram com a participação da estudante de Biomedicina na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Laura Shorna, 23 anos. “Como era permitido trazer para a equipe estudantes de outras instituições, minha irmã participou com a gente”, conta Isabela, que estuda e trabalha em Venâncio Aires, mas mora em Santa Cruz do Sul.
Transformando para inovar
A ideia de participar da jornada surgiu quando Isabela e Juliana cursaram a disciplina de Gestão e Empreendedorismo, ministrada pela professora Josiane da Luz. A programação contemplou uma semana de palestras e treinamentos, que culminaram no Desafio Inovathon, no último fim de semana de outubro. A temática foi lançada no sábado e as equipes tinham até o domingo à noite para submeter os trabalhos, tudo feito de forma on-line.
Com a divulgação do tema, as meninas começaram os diálogos para a criação do produto. A ideia inicial era a criação de uma marmita saudável, que tivesse um recipiente biodegradável. Pelas inviabilidades e dificuldades apresentadas para a montagem de um cardápio mais elaborado, surgiu a ideia do Brownie Sustentável.
O brownie é com redução de açúcar e leva cacau na composição. O grande diferencial está na embalagem – feita de papel semente – que pode ser plantada. “Pensamos em algo que pudesse contribuir para a saúde e com meio ambiente”, conta Isabela.
O grupo elaborou a ideia em um texto e vídeo de três minutos, que foi avaliado pela comissão julgadora. “Nós queríamos participar, se viesse alguma premiação seria ótimo, mas nunca imaginamos ficar em primeiro lugar”, diz Juliana.
Premiação e continuidade do projeto
A premiação recebida pelo trio foi uma bolsa de pesquisa para a continuação da execução do projeto e vagas na Empretec, que é um programa de formação de empreendedores no mundo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e promovido em 40 países e que, no Brasil, é exclusivo do Sebrae. As estudantes optaram por não participar da Empretec por conta das demandas de aula e pela formação ser fora do município.
A bolsa para realização de pesquisa começa em janeiro e tem duração de seis meses. “Essa bolsa é para elaborarmos e aprofundarmos melhor o projeto. Nós mesmas escrevemos, mas temos o suporte das professoras”, comenta Juliana. As professoras orientadoras serão Josiane da Luz e Jaqueline Silinske.
As meninas concluem os quatro anos de estudo no IFSul em abril, mas a pesquisa segue até junho. Dupla de trabalhos de aula desde o início do curso, elas também compartilharam mais um momento importante juntas no último sábado, 4. As duas prestaram vestibular para Engenharia na Unisc, caminho profissional que querem trilhar nesta nova fase. “Não sei bem qual das engenharias vamos escolher, mas é esse caminho que vamos seguir”, destaca Isabela.
Reconhecimento
O projeto também foi premiado na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. No dia 30 de novembro, Isabela Schorna recebeu o título de Jovem Cientista em virtude do reconhecimento recebido no projeto feito com Juliana da Rosa Weber e Laura Shorna. A proposição foi do vereador André Kauffmann (PTB). “Eu que recebi o troféu, mas é nosso. Tanto que assim que recebi entreguei para a Ju”, salienta.
Mais destaques de 2021
Ciências
Oito projetos de escolas da rede municipal de ensino de Venâncio Aires participaram da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec Júnior 2021, que ocorreu de forma virtual, em outubro. Dois deles foram premiados. O projeto Alimentos com sentimentos, melhorando hábitos com criatividade e prazer, da Emef Professora Odila Rosa Scherer, ficou com o segundo lugar na categoria 1, que contempla os estudantes do 1° ao 3° anos do Ensino Fundamental. Já a Emef Alfredo Scherer conquistou o terceiro lugar na categoria 3, do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e garantiu o Prêmio Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC) – Projeto 30 dias de ciências, com o trabalho Nós, estudantes protagonistas: potências inspiradoras de (trans)formação.
Poesia
O projeto de extensão A Poesia Encontra a Unisc e a Educação Básica – Encontros com a poesia da Unisc também foi destaque neste ano. Coordenado pelas professoras Ângela Cogo Fronckowiak e Sandra Regina Simonis Richter, tem como bolsista a estagiária da Folha do Mate e integrante do Na Pilha!, Bruna Elise Stumm. No dia 30 de novembro, a estudante de Letras e as professoras foram agraciadas com o Prêmio Destaque da II Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Unisc.
Segundo Bruna, o momento foi muito especial e marcante. “Fiquei muito, muito, muito feliz com a notícia do prêmio, pois é a primeira vez que o projeto recebe o destaque na Mostra”, comemora. A jovem, que faz parte do grupo desde 2020, conta que foi uma excelente oportunidade para aprender coisas novas, pois, como não havia como realizar os encontros de forma presencial, precisou integrar o grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem como forma de cumprir as atividades durante a pandemia. Os Encontros com a Poesia ocorrem em parceria com escolas, entidades e grupos de leitura. De forma presencial, aconteciam no Memorial da Unisc, e, agora, foram realizados virtualmente.
Judô
Lilian Simon de Andrade, estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem (CAJ) conquistou a medalha de ouro do judô, no Cergs. A jovem faixa azul representou a equipe de Judô Marco Antônio e se sagrou campeã na categoria 12 a 14 anos até 36 quilos. A competição foi realizada no dia 27 de novembro. Foi a única medalha de campeão do Cergs para Venâncio Aires nesta temporada.
Atletismo
Em novembro, dez alunos de Venâncio Aires disputaram a modalidade atletismo no Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs) e oito garantiram presença no pódio. Foram premiados na disputa estudantes da Escola Estadual no Ensino Fundamental Professor Pedro Benno Bohn:
• William Francisco Viana: 3º lugar nos 100 metros (juvenil)
• Darles Rodrigues Borges: 2º lugar nos 100 metros (juvenil)
• Roger Denian Lopes: 2º lugar no salto em distância (juvenil)
• Maria Isabel de Borba: 3º lugar no salto em Distância (infantil)
• Júlio César Christmann: 3º lugar nos 150 metros (infantil)
• Elisandro Luís Gerlach: 2º lugar nos 150 metros (infantil)
• Ketlin dos Santos: 2º lugar nos 800 metros (infantil)
• Matheus Osiel Porto: 3º lugar salto em distância (infantil)
Além dessa meninada, quem esteve em destaque na modalidade foi a aluna da Emef Otto Gustavo Daniel Brands, Ketlin dos Santos, de 13 anos. A guria garantiu 10 títulos em competições no Rio Grande do Sul – metade deles, de primeiro lugar. Na próxima terça-feira, 14, ela estará presente no Troféu Faergs, evento que irá premiar os destaques do Atletismo de 2021.
Patinação
Na patinação, a jovem Fernanda Bortoluzzi subiu no pódio do Campeonato Brasileiro e Torneio Nacional de Patinação Artística 2021. A jovem conquistou a medalha de bronze na modalidade Livre Internacional Categoria Cadete. Além disso, ficou na quinta posição na categoria Internacional Livre Júnior e na quarta colocação na modalidade Dança Internacional Categoria Cadete.
Padel
Os atletas de padel Vitor Mengue Pegoraro, 17 anos, e Mateus Artus, 16, foram campeões da categoria 2 de padel nas etapas de Lajeado, Santa Cruz do Sul e Novo Hamburgo, que foram realizadas em setembro e outubro. Vitor também fez recentemente um curso da Confederação Brasileira de Padel (Cobrapa), que o capacita para dar aulas da modalidade esportiva. Os jovens seguem em treinamento para participar de novas disputas.