Uma notícia relacionada ao mercado do tabaco repercute mundialmente nesta quinta-feira, 9. O Ministério da Saúde da Nova Zelândia anunciou diversas medidas para reduzir o acesso ao tabaco e eliminar o consumo por parte das novas gerações. Foi aprovada uma lei, que deve ser promulgada em 2022, que proíbe a venda de cigarros para pessoas nascidas a partir de 2008 durante toda a vida. A Nova Zelândia tem como meta reduzir a taxa de fumantes para 5% até 2025. “Smokefree 2025” é o nome da política do governo neozelandês.
Conforme publicado por portal Agência Brasil, a futura legislação implica redução da quantidade legal de nicotina nos produtos de tabaco, extinção de lojas de venda, aumento de preços e definição de idade mínima para comprar cigarro, o que aumentará todos os anos. A nova legislação, entretanto, não prevê restringir as vendas de vapor.
“Queremos garantir que os jovens nunca comecem a fumar, por isso consideraremos um crime vender ou fornecer produtos de tabaco para os novos grupos de jovens. Quando a lei entrar em vigor, pessoas com 14 anos nunca poderão comprar tabaco legalmente”, disse Ayesha Verrall, ministra da Saúde. Para a ministra, é possível erradicar o tabagismo nos próximos quatro anos, mas terá de ser de forma mais radical para ter impacto.
Fonte: Agência Brasil