Em solenidade realizada no fim da tarde desta sexta-feira, 10, foi inaugurado, em Vale Verde, o Matrizeiro ASA (América Sociedade Avícola). O evento abriu as comemorações dos 75 anos da Cooperativa Dália Alimentos, cujas festividades ocorrerão até junho do ano que vem. Atualmente, o empreendimento conta com 42 funcionários.
A granja avícola está localizada na ERS-244, em Monte Alegre, e é de propriedade de 37 funcionários da Dália Alimentos. A cooperativa também tem uma cota no empreendimento. As operações no local iniciaram em junho de 2020 e, agora, já alcançaram 100% da capacidade instalada e em produção. O Matrizeiro ASA contempla o Programa Frango de Corte, um dos mais inovadores da Dália Alimentos.

Durante a solenidade, o presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, ressaltou o fato de a cooperativa ser reconhecida nacionalmente pelos projetos inovadores que vem lançando. “Nos sentimos muito orgulhosos em estar aqui [em Vale Verde] apoiando esse empreendimento, que é uma sociedade avícola, por cotas limitadas, vinculada à cooperativa”, destacou.
Piccinini ainda observou que a Dália sempre estimulou que os produtores realizassem esse tipo de movimentação, se reunindo em cooperativas. Ele também destacou que esse projeto trará desenvolvimento para Vale Verde. “Momentos como esse precisam ser lembrados”, reforçou.
O presidente executivo da Dália, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, salientou que o Matrizeiro ASA é um projeto de destaque no Brasil e que é constituído pelo que de melhor existe no mundo em produção avícola, com ideias trazidas de Israel, dos Estados Unidos, da Europa e de empresas brasileiras com destaque. “Quando chegamos aqui e olhamos esse projeto, dá orgulho. São projetos como esse que fazem com que municípios pequenos se desenvolvam e tenham melhor qualidade de vida para o seu povo”, afirmou.
Freitas aproveitou a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, para pedir que seja feita a pavimentação do trecho da ERS-244, entre o trevo de Venâncio Aires e Vale Verde, o quanto antes. Ele afirmou que essa obra auxiliará para o desenvolvimento das indústrias que se instalarem no município.
Marco para o município
O presidente da Empresa ASA, Reinaldo Cornelli, também falou da satisfação e da alegria em inaugurar um Matrizeiro. “Tivemos muito trabalho nesses mais de quatro anos que criamos a empresa e construímos e realizamos o projeto. Hoje [sexta-feira] é a concretização disso tudo. É um investimento que para o município de Vale Verde já representa o maior empregador privado e logo ali adiante vai ser o maior contribuinte de impostos para o Município”, mencionou.
“Finalmente e definitivamente a era da industrialização teve início em Vale Verde. Era uma demanda antiga da população, pois não podemos depender somente do setor agropecuário, por mais importante que ele seja para nós.”
CARLOS GUSTAVO SCHUCH – Prefeito de Vale Verde
Para o prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, a inauguração do Matrizeiro marca o início de uma nova era para o município. Ele ainda ressaltou que esse investimento abriu as portas para que outras empresas tivessem interesse em se instalar na cidade. “Ter apostado e acreditado na América Sociedade Avícola, a ASA, foi o melhor investimento que poderíamos ter feito e, por isso, hoje é um dia de imensa alegria”, disse, ao se pronunciar.
A Administração foi parceira do projeto, com a realização da terraplanagem e com o fornecimento de energia elétrica e de água, com um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão. “Temos vários motivos para acreditar que um novo tempo começa a surgir em Vale Verde e que em poucos anos deixaremos de ser apenas um pequeno município do Vale do Rio Pardo para nos tornamos uma referência econômica, já que outras empresas também querem vir para o nosso município”, projetou.
Saiba mais
- 76 hectares é o tamanho da área na localidade de Monte Alegre onde estão instalados os núcleos do Matrizeiro ASA.
- R$ 30 milhões foi o investimento feito para construir e estruturar o Matrizeiro ASA em Vale Verde.