A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) realizou, neste sábado, 11, o 2 º Dia de Campo sobre a Cultura do Milho, em Venâncio Aires. A exemplo da primeira edição, o evento foi realizado na propriedade do agricultor Armindo da Rosa, no Acesso Dona Leopoldina, próximo ao pórtico de entrada da cidade.
Em torno de 260 produtores rurais e demais interessados na área puderam conferir lavouras demonstrativas, dicas para controle de pragas, manejo e controle de ervas daninhas, híbridos de milho totalmente adaptados para a região, além de balcão de negócios com preços e condições especiais.
Nove empresas parcerias da Afubra participara da programação, com ‘estações’ nas quais os agricultores puderam conferir as experiências de utilização dos produtos nas lavouras demonstrativas e conversar com técnicos para tirar dúvidas sobre fertilizantes, tipos de sementes e práticas de manejo.
O gerente da Afubra de Venâncio Aires, Tiago Maracci, avalia de forma muito positiva o Dia de Campo. “O grande objetivo é que os produtores possam ter acesso à informação e levá-la para dentro da propriedade. É uma aproximação importante”, comenta.
“A diversificação é um dos pilares da Afubra e a linha de grãos é uma grande alternativa. Temos a Unidade de Recebimento de Grãos, em Rio Pardo, que permite escoar a produção.”
TIAGO MARACCI – Gerente da Afubra de Venâncio Aires
Em meio à situação de falta de chuva, vivenciada nas últimas semanas, um dos grandes destaques do evento foi o resultado positivo por conta da irrigação utilizada na lavoura demonstrativa de 0,4 hectare. “Utilizamos um sistema simples, de gotejamento, mas que possibilita mostrar o potencial, a diferença da produção com irrigação. É um incentivo para os produtores verem como funciona e irem atrás de investimentos para garantir a produção”, observa Maracci, ao citar possibilidades de incentivos financeiros de cooperativas, agências bancárias e programas do governo estadual para implantação de irrigação.
As lavouras demonstrativas tiveram todo o acompanhamento de técnicos da Afubra e a utilização de produtos expostos durante o evento. “No decorrer do processo, tivemos todo o manejo de adubação de base, de cobertura, controle da cigarrinha, aplicação de larvicida”, exemplifica o responsável técnico agrícola da Afubra, Renato Serpa.
Ele lembra que a realização do Dia de Campo era um sonho de mais de dez anos que foi sendo construído a partir da formação de uma equipe de profissionais voltados à área, em Venâncio. “O mundo é movido a milho e soja. São os commodities mais plantados, uma produção com potencial de expansão, e a Afubra tem o recebimento de grãos, por isso a escolha para atuar nessas culturas.”
Entre fevereiro e março de 2022 deve ocorrer um Dia de Campo da Soja, também na propriedade de Armindo Rosa. O plantio da soja ocorreu no fim de outubro.