Tudo começou em 2018, quando sem preparo algum, ela saiu com 2 medalhas do Jergs no atletismo, em sua primeira participação em uma competição escolar. Ketlin dos Santos, 13 anos, já soma um grande número de conquistas em apenas 3 anos competindo. Sem treinamento algum, a adolescente despertou o olhar do professor Roberto Wessling, que afirmou ter ficado curioso com o talento que ela possuía para a corrida. Nas primeiras vezes em que ele a acompanhou, Wessling afirma que ela tinha muito talento, e, já estando em pódios das competições, veio o convite para que ela fosse treinar na Assessoria Esportiva RCR Run. A partir daí, começou a rotina de preparo para as provas que pudessem vir.
COMPETIÇÕES
Roberto comenta que, no início, ele a levava para todos os eventos da modalidade que havia condições, pois, mesmo que ela não ganhasse, haveria a experiência de participar e conhecer novos lugares. Mas Ketlin conseguiu boas posições em todas as cidades que ela passou. Em 2019, a jovem recebeu o convite de Diego Konrad para competir representando a Associação de Atletismo dos Vales (AAVA), no Campeonato Estadual de Atletismo Sub-12 e assegurou 3 medalhas de ouro nos 50, 150 e 500 metros, deslanchando de vez a trajetória no esporte. Durante a pandemia, a dupla não conseguiu treinar tanto quanto queria, mas, em 2021, com a flexibilização dos protocolos e a volta das competições, estão treinando 3 vezes durante a semana, nas ruas menos movimentadas de Venâncio. Ainda segundo ele, a estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Gustavo Daniel Brands, tem de seguir algumas regras para participar dos eventos: ter boas notas, bom comportamento e ter compromisso com os treinos.
ORGULHO
Ketlin é a filha mais nova, de dois filhos de Ana Cristina da Rosa e de Claudiomir dos Santos. Segundo a mãe, quando ela não pode acompanhar a filha, fica “grudada” no celular para saber dos resultados. “Quando o Roberto manda que ela ganhou, eu saio pulando e mando mensagem para todo mundo da família”, afirma Ana orgulhosa.
Na próxima terça-feira, 14, Ketlin e Roberto estarão em Teutônia, representando a AAVA, pois a corredora foi indicada novamente ao Troféu Faergs, que premia os destaques do atletismo deste ano.
31 é o número de medalhas que Ketlin soma, juntando as competições oficiais e participações em corridas rústicas.
“É uma menina que conheci pelo talento. Hoje, com o nível aumentando, isso não basta, é necessário uma junção de talento e treino.”
ROBERTO WESSLING
Professor
LEIA MAIS