Amanhã, 15 de dezembro, é comemorado o Dia da Mulher Operadora do Direito, popularmente conhecido como Dia da Mulher Advogada. Uma data criada para evidenciar o papel das mulheres na profissão, que, a cada dia, vêm buscando conquistar valorização e espaço no mercado de trabalho, na luta pelos direitos e igualdade de gênero.
Para marcar a data, a Folha do Mate apresenta depoimentos e histórias de advogadas que atuam em Venâncio Aires. As profissionais revelam a trajetória, os desafios e experiências vivenciadas até a conquista do reconhecimento e credibilidade na área de atuação.
Na subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Venâncio Aires são 290 advogados inscritos. Deste total, 122 são mulheres, representando 42,07% da participação feminina em atuação. A primeira mulher a atuar na profissão no município foi Marly Therezinha Trindade, em 1972. Ela também foi a primeira presidente mulher da Subseção da OAB no município.
Comissão da OAB
Em 2008, um grupo de advogadas da Subseção da OAB formou a Comissão das Mulheres Advogadas, para representar a categoria e a importância da atuação da figura feminina na sociedade. A comissão foi criada para trazer mecanismos de conscientização da mulher, principalmente da advogada, de forma a favorecer a plena inserção na vida socioeconômica, política e cultural.
Além disso, busca valorizar o exercício da mulher advogada e ampliar atuação das profissionais no mercado de trabalho, com remuneração digna e igualitária e representatividade a nível local e estadual.
Atualmente, a comissão é formada pela presidente Mara Alice Reckziegel Weschenfelder, que conta com a participação das advogadas Elenita Maria Busnello e Gessica Graciani Gronwaldt. Segundo a presidente, a comissão tem o papel de contribuir para igualdade de gênero na sociedade e este propósito vem contribuindo para o aumento gradual de mulheres inscritas na Subseção de Venâncio Aires, a cada ano.
“As profissionais advogadas são muito atuantes e se destacam em todas as áreas. Temos muitas mulheres capacitadas com papel fundamental e agregador na advocacia, na política e na sociedade em geral. Todas as pessoas são importantes, inclusive as mulheres.”
MARA ALICE RECKZIEGEL WESCHENFELDER – Presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Venâncio Aires
LEIA MAIS: