Em visita a Venâncio Aires, por ocasião da posse da nova patronagem do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate, na quinta-feira, 8, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/RS), Erival Bertolini, confirmou apoio à realização da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars/RS), no mês de março de 2015, no Município. Conforme Bertolini, há o engajamento da presidência para trazer o evento à Capital do Chimarrão, assim como ocorreu com o processo para o acendimento da Chama Crioula, em 2012.
A Fecars é uma promoção do MTG/RS, e reúne provas campeiras para os melhores laçadores do Estado, após serem selecionados nas 30 regiões tradicionalistas do RS. Esportes tradicionalistas, seminário cultural, shows, apresentações artísticas integram as programações do evento, onde a estimativa de pública gira em 45 mil pessoas, segundo o MTG.
A intenção para trazer a Fecars para Venâncio, que estava sendo articulada no meio tradicionalista local e regional, foi lançada na 78ª Convenção dia 27 de julho, em Porto Alegre. Na oportunidade, o coordenador da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Flávio Antônio Rodrigues e a presidente da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), Luce Carmen da Rosa Mayer, também em nome da Administração Municipal, lideraram o grupo que apresentou oficialmente a Capital do Chimarrão como candidata para sediar evento. A partir de agora a ideia deverá se intensificar e será levada aos principais eventos realizados pelo Movimento, até janeiro, destaca Luce.
A defesa da proposta, entretanto, ocorrerá durante o Congresso Tradicionalista Gaúcho, que será realizado em janeiro de 2014, em Porto Alegre. No dia um representante municipal ou regional, faz a defesa e justifica perante os congressistas, os objetivos apresentados pelo Município candidato e a infraestrutura existente para receber o evento. O veredito se dá, em votação secreta, pelos delegados-eleitores do Congresso, no dia, bem como a apuração e divulgação do resultado
Eleição
Bertolini também confirmou, na noite, que é candidato a presidente da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG), eleição que ocorre no último final de novembro. Entre os objetivos de sua candidatura ele pretende “simplificar os processos administrativos e unir verdadeiramente os oito Estados da CBTG”, afirmou.
Para a nova gestão executiva do MTG/RS, Bertolini apresentou e apoia o atual vice-presidente de administração, Paulo Roberto Cavalheiro de Souza. Na chapa situacionista, o nome escolhido para a vice-presidência é do atual conselheiro do Movimento e representante da 24ª Região Tradicionalista (24RT), José Adair da Silva. Com a candidatura de Bertolini à CBTG, e se eleito, o atual vice assume a vaga, por direito. O pleito que vai eleger a nova diretoria executiva também ocorre durante o Congresso Tradicionalista Gaúcho. Até lá os postulantes ao cargo percorrem as 30 Regiões Tradicionalistas para apresentar os planos da gestão 2014.
Outro nome confirmado para concorrer, na próxima eleição, é do atual presidente da CBTG, Manoelito Carlos Savaris. Ele que já dirigiu o Movimento em gestões anteriores, e também é conselheiro benemérito, terá na chapa Nairoli Callegaro de Porto Alegre. Nairoli exerceu o cargo de coordenador da 1ª RT, e é o atual vice-coordenador daquela região.